Blog Puro Bem-Estar

/Tendências

7 dicas para secar roupas no inverno

 

Lavar roupas é uma necessidade básica que faz parte do cotidiano de todos nós. Em dias ensolarados e quentes, o processo fica muito mais fácil, mas no inverno fica tudo mais lento. Afinal, secar as roupas durante o período de baixas temperaturas pode levar tempo demais, deixando marcas ou até mesmo mau cheiro nas peças.

 

A boa notícia é que, com algumas dicas bem simples, você pode dar uma agilizada no processo de secagem das roupas, mesmo em períodos mais frios e chuvosos. Quer saber como? Então veja o que separamos para você:

 

1. Lave primeiro o que precisa usar antes

Parece óbvio, mas não é. Tente priorizar as lavagens pela manhã daquelas roupas que você pretende usar primeiro e que fazem parte do seu cotidiano. Elas ficarão penduradas por mais tempo e, logo, secarão primeiro.

 

2. Centrifugue sempre que puder!

Sempre que puder, centrifugue suas roupas até o final. As máquinas de lavar dos dias atuais conseguem retirar todo o excesso de água sem prejudicar as fibras. Portanto, use essa vantagem ao seu favor.

 

Se, por acaso, você precisar torcer à mão, retire o máximo de água possível tomando cuidado para não forçar o tecido, que pode acabar ficando torto ou esticado demais.

 

3. Acomode tudo certinho no varal

Nada de deixar roupas dobradas, enrugadas ou em cima uma das outras. Para que a roupa seque direitinho, é preciso que o seu varal comporte a quantidade de roupas lavadas na medida. Se puder, posicione-o perto de uma janela, sacada ou até mesmo na parte externa para receber o ventinho natural.

 

4. Abuse de cabides!

Você sabia que os cabides podem ser excelentes aliados para a secagem mais rápida das roupas? Isso mesmo! Ao invés de deixar tudo pendurado com prendedores, coloque as roupas em cabides, esticadas e prontas para serem guardadas.

 

5. Intercale roupas mais grossas e mais finas

Evite deixar todas as roupas grossas próximas umas às outras. Afinal, as fibras mais fechadas podem interferir na passagem de vento entre as peças. O ideal é intercalar roupas mais finas e mais grossas, facilitando a circulação de ar e agilizando a secagem.

 

6. Ventiladores podem ajudar

Outra ideia é apostar em ventiladores posicionados diretamente para o varal com suas roupas. O ventinho circulando o tempo todo pode agilizar o processo e ajudar suas roupas a secarem bem mais rápido que naturalmente.

 

O truque funciona ainda melhor para quem não tem a possibilidade de colocar as roupas em áreas externas como quintais ou varandas.

 

7. Aposte em uma secadora de roupas

Uma secadora de roupas pode salvar sua vida em tempos mais frios. As secadoras de roupa suspensas são opções ainda melhores, já que são bastante ágeis, práticas e não tomam muito espaço. Isso sem falar que mantém as fibras das roupas intactas, deixando-as novas por muito mais tempo.

 

Além de agilizar todo o processo de secagem, garantindo que você possa usar sua roupa preferida muito mais rapidamente, as secadoras ainda agem como verdadeiros bactericidas, já que as altas temperaturas são capazes de acabar com micro-organismos causadores de doenças e alergias na pele.

 

Se o seu terror é o inverno e todo o transtorno que ele pode trazer para o seu dia a dia, agora já sabe como tornar a lavagem de roupas mais fácil e prática! Quanto às secadoras de roupas, você sabia que secar as peças não é a única vantagem? Confira:

 

 

Voltar
}