Blog Puro Bem-Estar

/Tendências

Você conhece os programas de lavagem?

 

Roupa limpinha é sempre unanimidade: todos gostam. Não há nada melhor do que ver suas roupas em perfeito estado, sem manchas e, de quebra, com aquele cheirinho bom que só as roupas limpas podem proporcionar. Porém, o processo de lavar roupas é também uma unanimidade: todo mundo odeia. Nem sempre é fácil, a depender dos tecidos da sua roupa e do grau de sujeira, mas há algumas dicas que fazem toda a diferença.

 

Os produtos utilizados são um ponto bastante importante, mas, acima de tudo, a máquina de lavar é primordial nesse processo. É fato que o mercado oferece uma infinidade de opções quando o assunto é lavadora de roupas. Como se já não bastasse tanta variedade, cada uma ainda tem suas especificidades quanto aos programas de lavagem, que também são grandes influenciadores na limpeza das suas peças.

Apesar da diversidade, o que todas têm em comum é o processo de molho e de agitação. Mas você sabe por que estas etapas são tão importantes na remoção da sujeira impregnada no tecido?

 

Por que o molho é tão importante?

Muitos dizem não ter paciência para esperar e preferem pular as etapas de molho do processo de lavagem, mas este é um dos maiores erros que se pode cometer quando o assunto é a boa lavagem das suas roupas.

Deixar as roupas submersas por um tempo faz com que a água e os produtos nela colocados possam agir sobre o tecido e sobre as manchas nele presentes. É extremamente importante não pular essa etapa, já que cada programa de lavagem foi projetado e testado para que você possa obter o melhor resultado possível; e a quantidade de molhos, bem como tempo estipulado, fazem parte disso.

 

Vale ressaltar, também, que as peças não podem ser esquecidas no molho, sob o risco de ficarem com mau cheiro. O que acontece é que os produtos de limpeza para roupas têm um tempo de ação e deixá-lo agindo por mais tempo não vai proporcionar uma limpeza maior; na verdade, acontece o contrário: se você deixar as roupas paradas na água, micróbios se aproveitarão da sujeira removida da sua peça e presente na água, causando mau cheiro.

 

Por que a agitação é tão importante?

O processo de movimentação, presente em muitas máquinas, auxilia na remoção de manchas e sujeiras por conta do atrito provocado entre as peças durante a lavagem. Há 2 grandes tecnologias para isso: por turbilhonamento e por agitação. Ambas são boas na remoção de sujeira, mas o principal diferencial é o tempo de lavagem: a agitação é mais rápida do que o turbilhonamento, tecnologia presente nas máquinas de abertura frontal.

 

Como usar os programas de lavagem?

Os programas de lavagem nada mais são do que a combinação de movimentos e molhos a fim de proporcionar uma lavagem mais adequada à necessidade das suas roupas. Você pode ajustar a lavagem das suas peças para quando há mais ou menos sujeira, mais ou menos delicadeza no tecido, etc.

 

Para peças muito sujas

Geralmente, quando as peças estão mais encardidas, é recomendado um programa de lavagem mais pesado, que é um programa mais longo e vai contar com um número maior de molhos e agitações mais intensas. Este tipo de programa também pode ser utilizado para lavar peças mais pesadas, como edredons, mantas e cobertores.

 

Para roupas delicadas

Roupas com tecido delicado merecem atenção e cuidado na lavagem, para que estejam sempre em perfeito estado de conservação. Para esse tipo de roupas,  são recomendados os programas de lavagem leves ou delicados, que são especialmente desenvolvidos com a melhor combinação para limpar roupas de tecidos delicados. É importante lembrar que peças com manchas não são recomendadas para este programa, já que não costumam contar com o molho.

Esse tipo de cuidado é recomendado para peças íntimas, roupas de bebê e tecidos rendados e finos.

 

Para roupas do dia a dia

Para roupas do dia a dia e com grau de sujeira moderada, como jeans, blusas e camisetas, há os programas de lavagem rápida, que tratarão de limpar suas peças de maneira rápida e eficiente. Geralmente, este tipo de programa inclui uma quantidade mediana de molhos e agitação, a fim de limpar adequadamente peças que não precisam de uma higienização pesada.

 

O que priorizar na hora de comprar uma máquina?

Esses programas de lavagem citados acima são bastante básicos e, portanto facilmente encontrados em qualquer lavadora. Mas o ideal é que você opte pelas lavadoras que forneçam o maior número de opções para programas de lavagem, assim você tem a certeza de ter um modelo para cumprir especificamente as necessidades das suas roupas, que podem ser variadas. Você pode, por exemplo, ter um conjunto de peças que não está extremamente sujo, mas também não está limpo o suficiente para utilizar o programa simples de lavagem. Nestes casos, programas ?meio-termo? podem ser extremamente úteis para roupas devidamente limpas, no melhor tempo possível e com o menor gasto de energia.

 

Conheça a Lavadora Semi-automática Latina LA555

A Latina LA555 é a lavadora semi-automática mais completa da categoria. O produto conta com 4 programas de lavagem com até 15 ciclos disponíveis. Extrapesado, Pesado, Normal, Suave e Delicado são as opções, que serão executada em etapas que variam entre agitação, molho, pausa, drenagem e enxágue.

 

Além disso, é uma lavadora que comporta até 10 kg de roupa, o equivalente a 60 camisetas ou 14 calças jeans! Confira, na tabela, como funcionam cada um dos programas de lavagem da Latina LA555:



 

EXTRAPESADO

PESADO

NORMAL

SUAVE

DELICADO

Agita

5,0 minutos

       

Molho

8,5 minutos

       

Agita

5,0 minutos

5,0 minutos

     

Molho

8,5 minutos

8,5 minutos

     

Agita

3,0 minutos

3,0 minutos

3,0 minutos

   

Pausa

2,0 minutos

2,0 minutos

2,0 minutos

   

Drenagem

6,0 minutos

6,0 minutos

6,0 minutos

   

Pausa

2,0 minutos

2,0 minutos

2,0 minutos

   

Enxágue/agita

2,0 minutos

2,0 minutos

2,0 minutos

2,0 minutos

 

Pausa

2,0 minutos

2,0 minutos

2,0 minutos

2,0 minutos

 

Drenagem

6,0 minutos

6,0 minutos

6,0 minutos

6,0 minutos

 

Pausa

2,0 minutos

2,0 minutos

2,0 minutos

2,0 minutos

 

Enxágue/agita

2,0 minutos

2,0 minutos

2,0 minutos

2,0 minutos

2,0 minutos

Pausa

2,0 minutos

2,0 minutos

2,0 minutos

2,0 minutos

2,0 minutos

Drenagem

6,0 minutos

6,0 minutos

6,0 minutos

6,0 minutos

6,0 minutos

Total

62 minutos

48,5 minutos

35 minutos

22 minutos

10 minutos



Agora que você já conhece a Latina LA555, que tal turbinar a sua lavanderia e deixar as suas roupas mais limpas e bem cuidadas? Acesse o Clube do Lar e confira!

 

 

Voltar
}