Blog Puro Bem-Estar

/Tendências

Como é a instalação de ventiladores de teto?

 

Com a chegada do verão e do tempo abafado, fica difícil permanecer dentro de casa por muito tempo sem sentir calor. Durante a noite, então, a dificuldade é ainda maior: o tempo quente torna as noites de sono bastante desagradáveis, podendo, inclusive, nos manter acordados. É geralmente nessa época do ano que cresce exponencialmente a demanda por aparelhos de ar condicionado e pelos mais diversos tipos de ventilador: ninguém gosta de passar calor.

 

O ventilador pode ser uma excelente opção para quem busca praticidade e economia, tanto na aquisição quanto na conta de luz. A variedade dos modelos é grande: há o de chão, o de teto, com 3 pás ou com 4 pás, com suporte para lâmpada ou sem, com controle remoto ou não, etc. Se você se decidiu pelo ventilador de teto e não conhece muita coisa a respeito, deve estar se perguntando sobre como é feita a instalação, o que você vai precisar, se é necessário chamar um especialista, quais são as restrições, etc. O post de hoje vai te mostrar tudo o que você precisa saber para a instalação do seu ventilador de teto!

 

A primeira e mais importante informação é: sim, é necessário chamar um especialista para que o seu ventilador seja instalado de maneira correta e segura. Assumir a tarefa de instalar seu próprio ventilador é bastante arriscado, considerando que se trata de um aparelho elétrico e que qualquer deslize pode danificar o próprio ventilador ou mesmo a sua fiação, além de ser perigoso para você. Por isso, a melhor opção é chamar um profissional responsável, especialista da área, para deixar tudo funcionando perfeitamente.

 

Quais são os cuidados na instalação do meu ventilador de teto?

1. Pode parecer óbvio, mas não é: é preciso identificar se a tensão dos fios elétricos do local é a mesma do aparelho que será instalado. Geralmente, a tensão das residências é 127V, mas vale conferir antes.

 

2. A altura do ventilador deve ser de pelo menos 2,3m do chão e 0,5m das paredes. É preciso observar também se não há portas ou janelas cruzando o espaço de funcionamento do ventilador.

 

3. O teto do ambiente no qual o ventilador será instalado deve conseguir sustentar, pelo menos, 25kg.

 

Como é feita a instalação do ventilador de teto?

 

Aqui você vai conferir quais são as ferramentas e os materiais necessários para a instalação do seu ventilador de teto.

 

Materiais

Você vai precisar de:

1. Ventilador de teto: escolha o modelo que melhor se encaixa no ambiente que você deseja ventilar. Quanto maior o número de pás do aparelho, maior o poder de ventilação e melhor é o desempenho em ambientes maiores.

 

2. Fios: os fios serão necessários para conectar o interruptor ao ventilador de fato.

3. Ferramentas: serão necessários alguns acessórios, como trena, furadeira, chaves Philips e de fenda, alicates, fita isolante, parafusos e buchas, escada, etc.

 

A instalação

1. Primeiro, é imprescindível que a chave geral de energia elétrica do local seja desligada, a fim de evitar quaisquer problemas com choques e descargas elétricas.

2.  O profissional que instalará o aparelho deve montar o ventilador e garantir que as pás estejam colocadas nos lugares certos e de maneira firme e segura.

3. Os fios do ventilador devem ser passados pela haste, saindo na base. Essa haste, por sua vez, deve ser fixada no motor.

4. Esse suporte, contendo os fios e as hastes, devem ser fixado no teto. Os fios da haste devem ser ligados aos fios do teto, com fita isolante, respeitando as diferenças existentes em tensões 127V ou 220V.

5. Na parede, o interruptor de luz deve ser trocado pela chave de controle do ventilador, conectando os fios da chave aos do motor do ventilador. O fio de alimentação será conectado ao fio da rede elétrica.

6. Ao fim, use uma trena para verificar a distância de cada pá do teto: elas devem estar niveladas. É importante também que os parafusos estejam bem apertados e sejam verificados a cada 1 ano e meio.


Agora que você já conhece o processo de instalação dos ventiladores de teto, que tal escolher o seu modelo no Clube do Lar e garantir que o verão seja mais leve e fresquinho?

 

Voltar
}