Blog Puro Bem-Estar

/Tendências

Como remover manchas difíceis Parte II

 

Após falarmos sobre os cuidados com as manchas de comida e bebida, decidimos dar continuidade à nossa série dando sugestões de como remover manchas ocasionadas no momento de cuidado com as roupa, como lavar, secar e passar, mancha oleosas, feitas com graxas ou óleos, manchas feitas no dia a dia, com cosméticos ou até mesmo manchas com tinta.

 
 

Manchas feitas na hora de lavar, passar e secar as roupas

 
 
Pigmento de outras roupas
Todos nós sabemos que, tanto na lavagem quanto na secagem das roupas, o ideal é que tenhamos o cuidado de separá-las por cores, para evitar que haja transferência de pigmentação de tecidos mais escuros para mais claros. No entanto, acidentes acontecem e quando uma de suas peças for manchada por esse motivo, não espere que ela seque totalmente, lave assim que perceber com água morna misturada à água oxigenada. Esse procedimento tirará a mancha, mas possivelmente irá também desbotar um pouco a peça.
 
Ferro de passar
Tecidos sintéticos: No caso de tecidos sintéticos, o ferro de passar em altas temperaturas pode ter derretido as fibras. Esse fenômeno é mais difícil de reverter, mas você pode tentar amenizar esfregando o local para todos os lados com uma escova de cerdas duras, na tentativas de levantar as peças que foram achatadas.
 

Fibra natural: Já as fibras naturais não apresentam tanta resistência para a retirada da marca feita pelo ferro. Basta, com a ajuda do vapor do próprio ferro umedecer a mancha e depois esfregar com uma escova de cerdas macias delicadamente. Você pode usar nesse processo uma mistura de limão e sal sobre a mancha. Além disso, há a possibilidade de se usar algodão embebido em água oxigenada. É importante ressaltar que após utilizar um dos dois processo você deve lavar sua peça com água fria e sabão neutro.

 
 

Manchas oleosas

 

 

O primeiro passo para a retirada de manchas oleosas é esfregá-la com detergente de cozinha sem cor. Depois desse processo é só deixá-la de molho e lavá-la normalmente. Marcas mais recentes e fáceis costumam sair assim.

Outra forma de facilitar tecidos com manchas de graxas e óleos é deixar o local coberto com talco ou farinha de trigo, na intenção de absorver o excesso da substância e impedir que ela se espalhe. Depois é só lavar normalmente.

Para manchas mais difíceis é possível esfregar o local com uma mistura de água e amoníaco. É aconselhável que se repita a operação, mas dessa vez com uma mistura de água e vinagre.

 
 

Manchas de uso

 
Lama
É aconselhável que as manchas oriundas de lama e barro sejam retiradas após estarem secas. Basta esfregar a região com uma escova dura. Se não sair na primeira lavagem, não desanime, basta repetir que a pigmentação sai naturalmente. Caso opte por deixar a peça de molho, lembre-se de trocar a água com frequência para que ela não fique lamacenta e acabe sujando ainda mais a roupa. Um produto que pode ajudar nos processos é o vinagre branco.
 
Grama
Para retirar a mancha de grama, basta esfregar a região com álcool.
 
Vela
Aconselhamos que você retire, primeiramente, o excesso com o lado sem corte de uma faca. Depois disso, coloco o roupa entre dois tecidos ou papel absorvente e passe em uma temperatura baixa, para que a parafina derreta e seja transferida da vestimenta para o tecido ou papel absorvente.
 
Ferrugem
Para amenizar a mancha de ferrugem, aplique no local com suco de limão verde e água morna. Logo após, seque ao sol e lave normalmente.
 
Suor
Existem muitos tipos de mancha de suor, que podem ser potencializados com o uso de desodorante.

Para retirá-las, você pode tentar aplicar água oxigenada diretamente sobre a mancha, deixar agir por 20 minutos e depois lavar com água morna. Tome cuidado com esse procedimento porque ele pode desbotar e clarear drasticamente peças coloridas e escuras.

Outra possibilidade para a retirada de é o uso de uma solução de água com bicarbonato de sódio, que pode ser aplicado sobre a mancha, deixado de molho para depois lavar com água e sabão.

Há ainda a opção de esfregar com água e limão ou vinagre branco. 

Punho e Gola
Esfregue bem, porém delicadamente, os punhos e a gola da peça com sabão de coco. Deixe de molho por cerca de 2 horas para depois lavá-la utilizando sabão de coco líquido ou em pó.
 
 

Manchas de cosméticos

 

 
Blush - Sombra - Pó compacto
Para retirada de blush, sombra, pó compacto ou qualquer tipo de pigmento em pó, de primeiro momento, você deve ter o cuidado de colocar um tecido atrás da peça de roupa que foi marcada para transferência da mancha e para evitar que ela atinja o outro lado da peça. Então é só esfregar com algodão umedecido em álcool, se a maquiagem for menos resistente, ou em tiner, se mais. 
Batom

Remova o excesso com pequenas batidinhas usando um papel absorvente. Não esfregue, ou a mancha irá se espalhar. Logo após, lave com água e detergente neutro de cozinha. Se sobrarem resquícios, deixe a vestimenta de molho em leite morno. Outra possibilidade é passar  uma mistura de removedor e detergente ou álcool sobre o local, lembrando sempre de colocar um tecido atrás para a transferência da mancha e proteção das demais áreas da roupa. 

Esmalte
O removedor de esmaltes ou o acetona é um bom produto para retirar esmaltes também das roupas. Basta passar delicadamente o algodão úmido em um dos dois produtos sobre o local, se lembrando sempre de colocar um tecido atrás do local, evitando que a mancha se espalhe pelo restante da roupa.
 

 

Manchas de tinta

 
Tintura para cabelo
Cabeleireiras e cabeleireiros ou até que pessoas que pintam o próprio cabelo as vezes são surpreendidos com manchas de tinta nas roupas. Como se trata de um pigmento que é feito para aderir fibras e se fixar, essa é uma mancha bem difícil de retirar. Para a limpeza do local, você terá que recorrer a elemento químicos especializados: deverá cobrir a mancha com uma mistura de partes iguais de ácido nítrico e ácido oxálico, depois lavar a peça com água e sabão.
 
Tinta de caneta
Essa é para as pessoas que sofrem quando uma caneta estoura e mancha toda a roupa: basta dar leves batidinhas na roupa com algodão embebido em uma pequena quantidade de álcool, acetono ou spray de cabelo, para retirar o excesso. Depois, coloque um tecido ou um papel absorvente no verso do local e esfregue a parte que se localiza a mancha com uma escova macia e um pouquinho de álcool. Assim que esse procedimento acabar, basta lavar a peça com água e sabão.
 
 

Achou esse post útil? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e leia outras dicas em nosso blog.

 

Veja também:

 
 

 

Voltar
}