Blog Puro Bem-Estar

/Tendências

Qual tipo ventilador devo escolher?

A princípio, a funcionalidade dos ventiladores pode parecer sempre a mesma: tornar os diferentes ambientes mais frescos e ventilados nos dias quentes.

Porém, no mercado é possível encontrar diversos tipos deste produto e a sua função pode variar de modelo para modelo.

Para auxiliar na sua escolha, nós reunimos nesse artigo os tipos mais comuns de ventiladores existentes e descrevemos a funcionalidade de cada um.

 

Ventilador de parede

Esses modelos são bastante utilizados em ambiente comerciais e escolas. Eles alcançam uma área razoável de 20 m2, pois as pás desses produto costumam ser menores.

Além disso, ele pode ser considerado um equipamento mais direcional, pois como é afixado à parede, tende a ventilar determinados lugares mais do que outros, o que acaba sendo um fator negativo e que precisa ser levado em consideração.

A dimensão do ventilador de parede varia entre 95 e 139 cm e sua potência média é de 150W.

 

Ventilador de mesa

Esse ventilador é utilizado em ambientes pequenos e, ao contrário dos outros, serve para o uso individual ou em um número reduzido de pessoas.

Esse equipamento é compacto e funcional para quem deseja se refrescar nos dias mais quentes.

Além disso, é comum observarmos que esse produto pode ser utilizado em restaurantes, para evitar que insetos voadores possam se aproximar do alimentos.

O tamanho do ventilador de mesa pode variar de 20 a 40 cm e sua potência média é de 55W.

 

Ventilador de coluna/torre

Apesar de ambos ventiladores possuírem formas diferentes, a funcionalidade é praticamente a mesma. 

Os de torre tendem a ter um design mais moderno, enquanto os de coluna geralmente são mais altos, alcançando áreas maiores.

Ambos podem possuir mais opções de velocidade do que os outros tipos e também variam a funcionalidade de cada um dependendo do modelo.

A altura, no caso do ventilador de coluna pode ser regulável, já o de torre dependerá da altura que o produto possuir.

Sendo assim, tanto o ventilador de coluna quanto o de torre podem possuir tamanhos variáveis e o consumo médio é de 80W.

 

Circulador de ar

Apesar de parecer bastante semelhante aos ventiladores comuns, o circulador de ar geralmente possui um formato quadrado.

A principal diferença dele para os outros é que esse produto distribui o ar de maneira diferente, possibilitando dissipar a ventilação em mais de um sentido, por meio de uma tela giratória.

Isso faz com que o ar seja distribuído mais uniformemente, fazendo com que ocorra a circulação em diferentes direções.

O tamanho varia entre 40 a 60 cm e a potência média é de 150W a 220W.

 

 

Ventilador de teto

Esses são os tipos de ventiladores mais eficientes e com maior capacidade de ventilação. Eles são recomendados para diferentes ambientes e podem se adequar a diversas necessidades.

O ventilador de teto distribui o ar de forma mais uniforme, possibilitando uma ventilação maior. Além disso, a maioria desses equipamentos possuem a função de exaustão, podendo até aquecer os ambientes no dias de temperatura mais amena.

O tamanho dos ventiladores variam bastante, podendo oscilar de 95 a 135 cm e a potência média é de 150W.

A funcionalidade desse tipo de ventilador pode ir além. Existe a possibilidade de adquirir ventiladores com controle de parede. Desse modo pode-se controlar o equipamento do ponto da casa que fica mais acessível para o consumidor.

É possível ainda, encontrar alguns modelos mais práticos, que possuem  controles remotos que ligam, desligam e controlam a ventilação do produto de diferentes lugares próximos a ele.

A Latina possui uma linha completa de ventiladores de teto que foi pensada para facilitar a sua vida de forma prática e funcional

A linha VT300 é indicada para locais menores, possui duas pás e design inovador, podendo se encaixar perfeitamente em ambiente compactos,  modernos e despojados.

A linha VT600 possui quatro ventiladores diferentes. Sendo que dois possuem a funcionalidade do controle de parede e dois a praticidade do controle remoto.

Outra facilidade é dois modelos dessa linha, o VT673 e o VT675, possuem controle remoto, o que simplifica muito mais desde o momento da instalação, pois não é preciso passar os fios pela parede para que o ventilador de teto funcione.

 

Veja Também:

 

Voltar
}