Blog Puro Bem-Estar

/Sustentável

4 dicas fáceis para economizar energia

Nos últimos meses foi possível perceber um aumento significativo no preço das contas de energia elétrica. Neste momento, a única solução para o consumo não pesar ainda mais no bolso é moderar no consumo. Você já parou para observar quanto poderia economizar apenas diminuindo o desperdício? Por isso preparamos uma lista de dicas que vão ajudar você a fazer uso consciente e muito mais econômico da eletricidade.


1. Escolha aparelhos com a melhor eficiência energética


Na hora de decidir a compra sempre levamos em conta o preço do produto, as qualidades, o design e muitas vezes esquecemos de verificar a eficiência deles o custo que causarão durante o uso, não é mesmo? O selo Procel é um aliado importante neste sentido. Ele classifica os produtos de acordo com a eficiência energética.



Além de verificar se o produto possui o selo Procel, fique de olho também quantidade de kWh que cada eletrodoméstico consome e compare antes de decidir o que comprar. Para você ter uma noção, as lavadoras semi-automáticas da Latina, que possuem o ?triplo A? do Procel, ou seja, nota máxima em consumo de energia + baixo consumo de água + alta eficiência de lavagem, podem ser até 3 vezes mais econômicas que outras lavadoras. A tabela abaixo compara a média de consumo energético por ciclo de lavagem, parece bobeira, mas se colocar na ponta do lápis faz diferença para o seu bolso.

PRODUTO CONSUMO ELÉTRICO (Kw/h)
LAVADORA CONCORRENTE 10KG 0,28
LAVADORA LATINA LA551 10kg 0,09


2. Conheça os vilões!




Um banho quente no final do dia é maravilhoso para recarregar as energias. Pena que o chuveiro elétrico é responsável por cerca de 30% do total de consumo e vem seguido da geladeira, que também contribui com cerca de 25% do total da conta. Ou seja, só o chuveiro e a geladeira são responsáveis, em média, por metade do total da conta. Então nada de abrir a geladeira para pensar e levar horas no banho, ok?


3. Reutilize os recursos


Pense bem: todas as suas roupas precisam ser lavadas com água limpa? Aquela tática antiga de lavar primeiro as roupas íntimas, e reutilizar a água para lavar as peças brancas e depois as peças pesadas, é uma forma inteligente de poupar.



?E por isso acumular a maior quantidade possível de roupas e separá-las em grupos de vai te ajudar a reduzir os gastos com energia e água, especialmente se você tiver uma lavadora da linha LA551 que, além do baixo consumo, permite que você reutilize a água.


4.Desligue os aparelhos da tomada




Nós nem percebemos, mas os aparelhos ligados na tomada, ainda que desligados consomem bastante energia. Pare e observe em volta: quantos aparelhos sem uso estão ligados na tomada no cômodo em que você está? Televisão, microondas, ventilador, carregador de celular. De acordo com uma pesquisa publicada no portal UOL, aparelhos em stand-by são responsáveis por cerca de 12% do total da conta!

Com essas dicas você não precisa mais desperdiçar energia e ainda vai economizar bastante na conta. E você, tem alguma outra forma de economizar energia elétrica? Conte para nós! 

Voltar
}