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Alimentos que desidratam. Você sabia?

 

Praia, calor a 35ºC e sol intenso? Esse é o principal cenário que vem à sua cabeça quando falamos de desidratação?  É claro que as altas temperaturas influenciam e muito nos níveis de água do nosso corpo, mas saiba que não é somente isso que pode nos levar aos quadros de desidratação.

É fato que a alimentação tem papel extremamente importante na nossa saúde, influenciando desde o funcionamento do corpo até a disposição e a mobilidade. Assim, você ficaria surpreso se soubesse que os alimentos que a gente come podem acabar desidratando o nosso corpo? É exatamente sobre isso que falaremos no post de hoje! Confira os X alimentos e bebidas (sim!) que desidratam.

 

1) Álcool

A ingestão excessiva de álcool, independente do tipo da bebida, é potencialmente desidratante. Isso porque esse tipo de bebida aumenta a diurese ? isto é, a secreção de urina ? e altera o metabolismo dedicado aos líquidos do corpo.  Tudo isso porque, diante da ingestão do álcool, o hormônio responsável por administrar a água do nosso acaba sendo inibido. Assim, a desidratação acontece mais facilmente!

 

2) Refrigerantes e sucos artificiais

Em um primeiro momento, você pode até pensar que está se hidratando quando ingere refrigerantes e sucos artificiais, mas saiba que essa é somente uma falsa impressão. Esse tipo de bebida é extremamente rico em açúcares, corantes e outros elementos químicos difíceis de serem processados pelo corpo humano.

 

No caso do excesso de açúcar, o nosso metabolismo e a secreção hormonal são diretamente afetados. Por mais curioso que pareça, nossa flora intestinal também sobre com a abundância de açúcar, atingindo estados de desequilíbrio.

 

3) Embutidos

E excesso de sal não faz nem um pouco bem ao nosso corpo. Além de provocar alterações no funcionamento cardíaco e também dos rins. Assim, o corpo acaba retendo líquidos mais do que o necessário e distribuindo esses líquidos de maneira inadequada pelo corpo. A desidratação acontece exatamente por conta disso: os líquidos são desviados para os tecidos ? em vez de irem para os vasos ?, e assim acontece a desidratação.

 

É exatamente por isso que os embutidos não fazem bem para o nosso organismo e para a nossa hidratação. Esses alimentos são uns dos mais ricos em sal e sódio!

4) Frituras

As frituras, ricas em gordura trans e gordura saturada, prejudicam diretamente a homeostase hídrica ? isto é, o equilíbrio dos líquidos do corpo. Um deslize nessa função pode ocasionar a perda da manutenção das condições internas do nosso corpo, causando desequilíbrio.

 

Então, quais alimentos são hidratantes?

As frutas, de um modo geral, tem grande poder de hidratação e, por isso, são mais do que bem-vindas na dieta! Ingerir frutas regularmente não auxilia somente na manutenção dos líquidos do corpo, mas também a saciar a necessidade de doce que o nosso corpo tem de vez em quando.

 

Legumes como cenoura e abóbora, e verduras como espinafre e couve, têm níveis de água acima dos 90%! Além de serem ricos em fibras, cálcio e fósforo, por exemplo.

 

Quais dos alimentos desidratantes você já suspeitava? Algum deles marca presença na sua alimentação frequentemente? O ideal é evitar a ingestão, mas não há necessidade de se privar totalmente desses alimentos.


Um hábito que pode ajudar muito é a ingestão frequente e regular de água diariamente! Além de hidratar, a água pode ter também a função de fornecer sais minerais essenciais ao nosso corpo. Quer saber mais sobre isso? Confira nosso post sobre água e sais minerais!

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