Blog Puro Bem-Estar

/Saúde

Outubro Rosa

 

Todo mundo já deve ter visto em algum momento, pessoas utilizando um laço rosa preso com um alfinete às roupas no mês de outubro.

Esse laço simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama ao redor do mundo e a utilização dele, busca estimular a participação cada vez maior das pessoas, empresas e entidades na conscientização da importância deste movimento.

O objetivo é divulgar, de modo simples e verdadeiro, todas as contribuições de vários segmentos da sociedade em relação a esta ação mundial.

Buscando embelezar com seu tom rosa, nas mais diversas nuances, monumentos e locais históricos, no sentido de nos mostrar a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.

A cada ano surgem cerca de 50.000 novos casos deste tipo de câncer apenas no Brasil. O que corresponde a uma parcela de 25% dos casos de câncer em mulheres no país, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Os números são altos e o diagnóstico precoce pode auxiliar e muito no tratamento desta doença.

 

Autoexame e mamografia

Para poder identificar o quanto antes o câncer de mama, é preciso um autoconhecimento do corpo por parte das mulheres desde a adolescência.

Além de ser necessária, também a realização do autoexame das mamas, que pode ser feito um vez por mês, de preferência no mesmo dia.

A partir dos 40 anos, idade na qual a possibilidade do câncer se desenvolver é maior, além do autoexame, também é importante que as mulheres realizem a mamografia anualmente, para auxiliar na detecção de nódulos que possam vir caracterizar um câncer.

 

Sintomas

É importante ressaltar que o câncer de mama é silencioso e não apresenta sintomas no início.

Além disso, a dor mamária é um sintoma comum às mulheres, principalmente durantes os períodos pré-menstruais e quase nunca estão associadas ao câncer.

Porém, é preciso prestar atenção ao apalpar a mama se há algum sinal de caroço, manchas, ou se algum líquido está saindo pelo bico dos seios. Geralmente, quando há indícios de câncer esses sinais costumam estar presentes.

 

Outubro rosa presente 365 dias

Na realidade, o importante é focar no assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro.

No entanto, este mês é representativo para a campanha, tornando-se especial e destacado dos demais justamente para a criação da conscientização desta causa.

Então, vamos aproveitar esse mês para nos informar cada vez mais e ter o cuidado conosco e com as mulheres ao nosso redor, todos os dias, para que o câncer de mama seja cada vez mais minimizado.



Voltar
}