Blog Puro Bem-Estar

/Saúde

Água é tudo igual?

 

Todo mundo sabe que tomar água todos os dias é fundamental para a nossa saúde. Mas será que nós sabemos se a água utilizada no nosso dia a dia é a melhor para termos uma vida mais saudável?

Algumas pessoas costumam dizer que água é tudo igual, mas será que existem diferentes tipos dela? Será que podemos dividir a água em grupos de acordo com as suas características?

Essas são algumas das dúvidas que nós tentaremos responder nesse artigo sobre as diferenças da água filtrada, purificada e mineral.

 

A água filtrada

A água filtrada é geralmente associada aos filtros de barro. Mas na verdade a filtragem pode se referir a qualquer tipo de água que passe por uma espécie de peneira que retira as partículas menores, mas mantém tudo que é líquido, auxiliando de forma básica na melhora da qualidade da água.

Antes de chegar às nossas casas, a água que usamos vem de rios, represas ou lagos, que em sua maioria, se encontram poluídos, por isso, a água precisa passar pelo tratamento oferecido pelas empresas de abastecimento público.

Durante esse processo de tratamento são adicionados produtos químicos, por exemplo o cloro, para auxiliar na eliminação dos germes e bactérias, tornando a água mais limpa e apropriada para o consumo humano.

O processo de filtragem retira pequenas partículas sólidas da água, mas nem sempre apenas a filtragem é o suficiente para tornar a água que consumimos suficientemente pura para nós.

 

A água purificada

Já a água purificada pode ser considerada mais pura, pois além de filtrar, os purificadores conseguem criar, por meio da inovação tecnológica, ambientes isolados, evitando a contaminação por germes e bactérias, reduzindo a quantidade de cloro e deixando a água ainda mais limpa para o nosso consumo.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estática) divulgou que aproximadamente 54% dos lares brasileiros possuem algum tipo de sistema de purificação ou filtragem de água.

Esses dados demonstram que mais da metade da população brasileira busca ter dispositivos de purificação de água em suas casas, com objetivo de consumir uma água com menos impurezas.

Isso ocorre pois, mesmo havendo o tratamento pelas empresas públicas de abastecimento, a água que chega em nossos lares pode passar por tubulações contaminadas ou tanques sujos.

Além de ter uma água mais limpa, outra vantagem dos purificadores é que um 1L de água tratada pelo purificador custa bem mais barato que um litro de água engarrafada adquirida, por exemplo, nos supermercados.

A utilização dos purificadores em casa também contribui para uma menor utilização de garrafas plásticas, auxiliando na preservação do meio ambiente.

Outra questão que deve ser observada é o nível de limpeza da água, que deve ser levado em conta ao adquirir um purificador. Eles podem variar de C1P1, que é o nível mais completo de limpeza e que retém as menores partículas, ao C6P6, que é considerado o nível básico de filtragem.

A Latina Eletrodomésticos está sempre preocupada com a sua saúde, por isso os nossos purificadores contam com o nível máximo em redução de cloro e de partículas (C1P1) atestado pelo INMETRO.

 

Água mineral e água mineralizada: qual a diferença?

Além dessas diferenças que observamos acima, é possível encontrarmos ainda a água mineral. Esse tipo de água é enriquecido naturalmente por meio de jazidas minerais que estão presentes nas fontes.

Podem existir também diversos tipos de águas minerais enriquecidas com os mais variados tipos de componentes presentes na natureza.

É possível falar também sobre as águas mineralizadas, que possuem quaseas mesmas propriedades da água mineral, porém esse tipo passa por processos nos quais os sais minerais são adicionados.

Os purificadores Latina PN555 e PA755 adicionam sais minerais à água tornando-a mineralizada com cálcio, potássio e magnésio, que somados ao flúor presente nas águas tratadas do Brasil, proporcionará o consumo de uma água com 4 sais minerais no conforto de sua casa.

Em nosso artigo sobre os benefícios do consumo de água mineral e mineralizada você pode obter mais detalhes sobre como elas podem auxiliar em hábitos de vida mais saudáveis.

 

Veja também:

 

 

Voltar
}