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Exercícios para os idosos

A atividade física é uma prática que deveria ser comum na vida de todos, sabendo os benefícios que movimentar-se pode trazer. Com a idade, os músculos vão perdendo a rigidez e os ossos podem ficar enfraquecidos, trazendo problemas de saúde como a osteoporose, por exemplo. A atividade física para idosos aumenta os movimentos e pode até prevenir doenças como depressão e diabetes. Promove também o contato com outras pessoas, evitando o isolamento e aumentando a qualidade de vida. 

 

É importante que os idosos ? pessoas que já passaram dos 65 anos ? pratiquem atividade física para aumentar a força muscular manter a densidade óssea, melhorar o equilíbrio, coordenação e mobilidade, reduzir o risco de queda, e ajudar a manter a independência na realização das atividades de vida diária.

 

 

Confira alguns exercícios que podem ser feitos em casa para os idosos:

 

Exercício 1 - Com os pés ligeiramente à largura dos ombros, estender os braços para a frente e dobrar lentamente os joelhos, jogando o quadril para baixo e empurrando o bumbum para trás, como se estivesse sentando em uma cadeira imaginária, mantendo as costas sempre eretas. Voltar à posição inicial e repetir 10 vezes.

Neste exercício, é muito importante que os joelhos nunca fiquem à frente dos pés e, por isso, deve-se empurrar o bumbum para trás o máximo possível.

 

 

 

Exercício 2 - Sentado em uma cadeira sem braços, levantar as mãos lentamente até a altura dos ombros, voltando lentamente à posição inicial. Repetir 10 vezes.

 

 

Exercício 3 - Em pé, apoiado em uma cadeira, levantar lentamente uma das pernas, não ultrapassando a altura do quadril. Repetir 10 vezes para cada perna. 

 

Exercício 4 - Colocar um dos pés num degrau da escada e levantar a outra perna lentamente para cima do step ou do degrau. A seguir, abaixar lentamente a perna de volta para o chão. Repetir 10 vezes para cada perna.

 

É importante lembrar que todos idosos precisam de acompanhamento médico frequente e todo corpo possui limitações. Por isso, essas atividades devem parar de ser feitas caso o idoso comece a sentir dor ou desconforto durante a sua realização.  Além disso, caminhadas, aulas de dança, bicicleta são excelentes opções de exercício e ainda possibilitam ampliar o círculo de convívio social do idoso. Mas lembre-se sempre de ter o acompanhamento de um profissional da área de saúde para ter certeza de que está se exercitando da melhor maneira. Busque a recomendação de um ortopedista, fisioterapeuta ou educador físico e bons exercícios! 

 

 

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