Blog Puro Bem-Estar

/Saúde

Diferenças entre águas: aprenda!

Rigor aguá.png

Quem não gosta de beber água? É saudável, essencial para a vida, hidrata e com ela fazemos uma infindável quantidade de coisas desde preparar alimentos até seu uso em máquinas e automóveis.

 

Mas nem toda água é boa. Como a gente sabe qual é a mais saudável? Como escolher a melhor para consumo?

 

Vamos às diferenças

A água de torneira, teoricamente, é boa para consumo. Ela é tratada pela empresa responsável, que adiciona cloro e flúor. O cloro serve para evitar que bactérias contaminem a água e o flúor ajuda na saúde bucal. Mas existe um problema: a água, até chegar na sua casa, passa por vários canos. E estes canos nem sempre estão em boas condições. E antes de chegar na sua torneira, ela ainda passa pela caixa d'água, que pode estar suja. Por isso não é recomendável que beba a água diretamente da torneira.

Exibindo 1.jpg

A água de galão não passa por canos. Ao invés disso ela é engarrafada e levada até a sua casa ou escritório e chega limpinha e pronta para consumo. Mas cuidado! Compre a sua água de revendedores confiáveis. O garrafão tem validade de apenas três anos e deve sempre ser higienizado corretamente. A má limpeza dele, do suporte ou seu uso por mais tempo do que o recomendado pode facilitar contaminação na água, por conta de sujeiras ou rachaduras no plástico. O grande problema do garrafão é que para se decompor ele pode levar mais de 100 anos e é um gasto a mais no orçamento doméstico.

 

Quando falamos sobre purificador ou filtro, a primeira coisa a se notar é se eles têm o selo do Inmetro e qual é a classificação do aparelho. Ter o selo PI-CI é o melhor em termos de pureza da água, garantia de saúde e potabilidade.

Exibindo 2.jpg

O filtro convencional de barro purifica a água por meio de uma vela, por onde a água passa. Ela elimina impurezas, mas não diminui a quantidade de cloro presente. A vela também requer cuidados. Deve ser limpa com água corrente a cada três meses e quando ela não ficar mais completamente limpa por este processo, deve ser trocada.

O purificador de água tem a vantagem de não precisar esperar filtrar, nem ter que comprar água: você abre a torneira dele e a água já vem prontinha para o consumo. Além dele livrar a água das bactérias, ele diminui a quantidade de cloro, porque ele é nocivo à saúde e tira também qualquer gosto que a água possa ter adquirido no trajeto até a sua casa. Quanto melhor na classificação do Inmetro, mais pura será a sua água. Os modelos variam, vai de você descobrir qual se encaixa melhor no seu dia-a-dia.


Agora que você já sabe as diferenças entre as águas, fica mais fácil escolher, né?

Rigor aguá purificador.png

Voltar
}