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Alimentos Integrais: vida mais saudável

Alimentos integrais são aqueles que não sofreram alteração na sua estrutura, porque não passaram pelo processo de refinamento. Ou seja, alimento integral é aquele que continua saudável. Seus são completos, tem vitaminas, minerais e fibras. As fibras ajudam a reduzir o mau colesterol, fazem com que a glicose seja liberada mais lenta, mantendo o nível de açúcar no sangue.

Suas principais funções desse são:

  • Promoção do bom funcionamento intestinal
  • Sensação de saciedade
  • Redução dos níveis de colesterol e de glicose no sangue

Além da fibra, os alimentos integrais são ricos em vitaminas A, B, B2 e B5 e em minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
Abaixo, confira alguns alimentos integrais que você já pode começar a incluir na sua alimentação diária! 

  • Arroz integral: apresenta grande quantidade de fibras. Rico também em vitaminas A, B, B2, B5 e B6 e em cálcio, fósforo e ferro.
  • Açúcar mascavo: enquanto o açúcar branco contém apenas carboidratos, o mascavo apresenta ferro, potássio e vitaminas que são excluídas no processo de refinamento. Não deve ser usado por diabéticos.
  • Farinha de trigo integral: tem valor calórico semelhante ao da farinha branca e apresenta mais vitaminas, proteínas e fibras.
  • Centeio (grãos, farinha, flocos): utilizado na confecção de pães, é um ótimo alimento, pois é rico em cálcio, ferro, magnésio e fósforo.
  • Cevada em grão (cevadinha): cereal leve usado na preparação de pães e sopas. É rico em cálcio, potássio, fósforo, silício, vitaminas do complexo B e beta caroteno.
  • Trigo em grão: rico em ácido glutâmico, um tipo de aminoácido. É muito utilizado na culinária árabe, como no quibe cru. Possui vitaminas A, B, C, E e PP, além de cálcio, fósforo, magnésio, potássio e zinco.
Fontes: Portal Einstein, Xogordura.

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