PERGUNTAS FRQUENTES

1) Meu produto não liga. O que pode ser?

Verifique se há falta de energia ou problemas na fiação elétrica.

Nos modelos com compressor, verifique se o termostato está na posição desligado.

Persistindo o problema, procure um posto autorizado.

2) Qual a diferença entre um produto com refrigeração eletrônica e um com compressor?

O produto com refrigeração eletrônica é indicado para uso em lugares onde as retiradas de água ocorrem em intervalos maiores (residências), pois necessita de um tempo maior para refrigerar a água.

O produto com refrigeração por compressor refrigera a água em menos tempo, indicado para lugares com maior fluxo de pessoas (escritórios, pequenos estabelecimentos comerciais, etc).

3) Como funcionam os engates rápidos dos produtos?

A conexão de engate rápido auxilia no processo de instalação ou desinstalação do produto à rede hidráulica. Para conexão, encaixe a mangueira (ou tubo) o máximo possível dentro da conexão. Para desconectar, pressione a trava no engate rápido e puxe a mangueira no sentido contrário. Consulte o manual de instruções.

4) A pressão da rede é maior do que o especificado. O que fazer?

Utilize válvula reguladora de pressão (encontrada em lojas de materiais para construção especializadas em hidráulica). Consulte um técnico especializado para a correta instalação e regulagem da válvula. Atenção! Válvula reguladora com vazão não diminui a pressão, assim como restringir (quase fechar) o registro.

5) Onde posso adquirir a válvula reguladora de pressão?

Em lojas de materiais de construção ou materiais hidráulicos.

6) Qual é a recomendação para metragem por coluna de água ?

No mínimo 4 metros e no máximo 40 metros.

7) Meu produto não gela a água. O que pode ser?

O produto não está de acordo com as distâncias mínimas da parede;

Consumo contínuo e elevado de água refrigerada (modelo eletrônico);

Botão do termostato na posição desligada (modelo com compressor);

Tensão da tomada muita baixa.

Consulte um posto autorizado caso o problema persista.

8) Produto apresenta baixa vazão. O que fazer?

Verifique se o registro do ponto de uso está totalmente aberto e se a pressão atende ao mínimo exigido. Experimente também mudar o ponto de uso da água. Caso as condições de pressão para funcionamento sejam atendidas e o problema persista, procure um posto autorizado para avaliação do produto.

9) A torneira do meu purificador PA335 não sai água. O que fazer?

Verifique a pressão da rede;

Verifique se o registro está aberto;

Verifique se o filtro está dentro do prazo de validade (6 meses ou 3.000 litros);

Caso problema persista, procure um posto autorizado.

10) Água pré-tratada e durabilidade dos filtros. O que eu devo saber?

Os purificadores de água Latina estão em conformidade com a norma NBR 16098:2012 e foram projetados para serem utilizados com água pré-tratada permanentemente clorada, segundo a portaria nº 2914, de dezembro de 2011 do Ministério da Saúde, legislação para empresas públicas e privadas de fornecimento de água para regiões urbanas. O filtro Latina possui uma câmara de pré-filtragem e é ela que realiza a etapa de retenção de partículas sólidas presentes na água. A vida útil do refil de reposição Latina poderá ser prejudicada caso ocorra retenção de ferrugem na tubulação, excesso de sujeira na caixa-d’água e impurezas no ponto de água. Nesses casos, será necessária a troca do filtro antes do tempo recomendado.

11) Meu purificador está saindo pouca água! O que devo fazer?

Verifique se não está na hora de substituir o refil de reposição. Verifique a pressão mínima recomendada para o funcionamento do produto e se o registro do ponto de água está totalmente aberto. Caso o problema persista, procure o posto autorizado mais próximo.

12) Qual é a pressão necessária para utilizar o purificador?

A pressão mínima é equivalente a uma caixa-d’água instalada a 4 metros de altura e a pressão máxima equivale a uma caixa-d’água instalada a 40 metros de altura em relação ao local de instalação do produto.

13) Qual o consumo de um Purificador?

Purificador com refrigeração por compressor: 9,1 kWh/mês;

Purificador com refrigeração por compressor: 9,1 kWh/mês;

Purificador Eletrônico = 15,5 kWh/mês;

Você poderá encontrar esta informação na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) fixada em todos os modelos de purificador e bebedouros.

14) Uilizo purificador em água de poço e o refil entupiu em menos de 6 meses.

Os purificadores foram projetados para serem utilizados com água permanentemente clorada. Não recomendamos utilizar água que não seja tratada por redes concessionárias de fornecimento de água.

15) Qual a forma correta de descarte dos filtros de reposição?

Destine o filtro para o sistema de coleta seletiva de sua cidade (descarte consciente). Não descartar diretamente no lixo doméstico, pois o filtro possui parte reciclável e parte descartável.