Sobre a Latina

A Latina

Os Exigentes Preferem Latina

Sempre atenta às inovações e mudanças de mercado para atender às necessidades de consumidores cada vez mais exigentes, a Latina, nascida em 1994, dirige seus esforços para a inovação e constante aperfeiçoamento de seus produtos, seja no design, na funcionalidade ou na facilidade de uso e instalação.

Somos uma empresa orgulhosamente nacional, que utiliza ao máximo componentes nacionais, de empresas conhecidas, cuja qualidade possa ser cobrada e inspecionada.

Em duas décadas de trabalho, nossos produtos estão presentes nos lares de mais de 7 milhões de exigentes consumidores. Mas queremos mais, e não poupamos esforços para isso. Através de nossa Visão, Missão e Valores trabalhamos diariamente para desenvolver produtos de forma rápida e eficiente e nos mantermos como preferência dos mais exigentes consumidores.

Visão

Sermos uma empresa Classe Mundial.

Missão

Através de pessoas e idéias inovadoras, oferecemos produtos e serviços voltados a saúde e ao conforto, competitivos, rentáveis e com sustentabilidade.

Valores - Somos aquilo em que acreditamos

Nossos valores refletem nossas pessoas e nossas pessoas refletem nossos valores.

1. Cultura de Alta Performance, Orientação para o Resultado e Meritocracia: reconhecemos a alta performance de nossos profissionais como diferencial competitivo e continuamente cultivamos a Meritocracia e a Orientação para o Resultado.

2. Paixão e Comprometimento: somos apaixonados por nosso negócio, por nosso trabalho e por nossas MARCAS. Estamos comprometidos com nossas metas.

3. Ética, Integridade, Transparência e Respeito fazem parte do nosso DNA.

4. Sustentabilidade: colaboramos para "fazer um mundo melhor".

5. Pragmatismo, Executar o Planejado: a simplicidade deve estar no centro das nossas ações. Focamos o planejamento e a execução do planejado.

  • Imagem História

    O ano em que esta história de quase duas décadas começou. Planejada para atender um segmento específico de mercado, a Latina sempre teve como objetivo produzir eletrodomésticos de alta qualidade a preços competitivos. Contando com uma equipe formada por técnicos e engenheiros com grande experiência no mercado de lavadoras de roupas, a Latina, após meses de sucessivos estudos e pesquisas, desenvolveu os projetos piloto das lavadoras Bianca e Single.

    A estratégia de implementação destes produtos no mercado tinha como objetivos validar sua aceitação bem como conhecer profundamente o perfil e as necessidades do público dos produtos Latina, necessidade essa que hoje faz parte do core da empresa na constante busca pela excelência.

  • A partir de Janeiro de 1995, com um investimento de US$ 2 milhões e capacidade para produzir 300.000 peças, a Latina inicia a produção de lavadoras semi-automáticas da marca PLENNA, adequadas ao perfil do consumidor Latina.

  • Apresentando crescimento contínuo, a Latina amplia seu mix de produtos, oferecendo ao mercado a secadora centrífuga Plenna 3200, resultado da primeira parceria internacional da empresa.Também foi momento de diversificar sua linha de produtos.

  • A Latina remodela sua linha de lavadoras semi-automáticas, agregando novas características e programas além de abrir novos mercados exportando alguns de seus produtos. O ano ainda foi marcado pela ampliação da rede de assistência técnica, com a criação da Latinatec.

    Essa postura agressiva permitiu que a Latina em 1997 tivesse um crescimento de 12% em relação a um mercado que retraiu 10% no mesmo ano.

    Fechando os principais acontecimentos do ano, a Latina passa a contar com o BNDESpar como um de seus acionistas, permitindo à empresa projetar a continuidade de seu crescimento de forma sustentável.

     

  • Em 1998 o Grupo Latina começa a ser desenhado. A Latinatec (empresa especializada na prestação de serviços de assistência técnica de produtos fabricados pela Latina) passa a ser uma empresa independente da unidade industrial, permitindo que cada unidade de negócios focasse na sua operação.

    Buscando ampliar ainda mais seu mix de produtos, a Latina lança a linha de bebedouros refrigerados Plenna Acqua desenvolvidos para atender os mercados residencial e comercial.

    No ano de 98 a empresa consegue um crescimento de 31% em relação a um mercado que retraiu 12%, apresentando um crescimento ainda mais expressivo durante o ano.

  • Confiante na qualidade de seus produtos, a Latina passa a oferecer a maior garantia do mercado no segmento de lavadoras: 3 anos de garantia total.

    Neste mesmo ano, a empresa lança sua nova centrífuga, totalmente nacional, com inovador e exclusivo sistema anti-vibração. A Secadora Centrífuga Plenna Secc Timer torna-se, em pouco tempo, um verdadeiro sucesso com vendas três vezes superiores ao projetado.

  • O início dos anos 2000 é marcado pelos planos de otimizar a estrutura logística e operacional da Latina, inicialmente através de parcerias, como a que foi firmada com a empresa Aerotec, no nordeste.

    Com o objetivo de aumentar sua participação no segmento de bebedouros refrigerados, a Latina lança, em Dezembro, os bebedouros refrigerados 3.3, inteiramente desenvolvidos e produzidos pela empresa. 

  • Chegamos a marca de 1.000.000 de produtos vendidos, resultado da qualidade de nossos produtos e de excelência operacional. 

    Devido ao sucesso do Bebedouro Refrigerado 3.3, a Latina lança uma versão do produto com maior capacidade de refrigeração: o Bebedouro Refrigerado 5.5, contribuindo para a consolidação da marca nesse segmento.

    Neste ano também é lançado o Renovador de Ar. Solução inovadora em ventilação de ambientes.

  • A Latina inaugura sua nova unidade fabril em São Carlos/SP, com 17 mil m2 e capacidade inicial para produzir 600.000 produtos por ano.

    O sucesso da Latina com seus bebedouros refrigerados direcionaram os esforços da empresa para o lançamento de linha de Purificadores de Água e da linha H&C (Hot & Cold), a única do mercado a oferecer água quente e fria no mesmo equipamento.

    Neste ano também, a Latina atinge a marca de 400 mil produtos fabricados em um único ano.

  • Buscando sempre se antecipar os movimentos do mercado e manter sua liderança de produtos, o ano de 2003 foi marcado pelo lançamento de vários produtos incluindo a remodelagem de toda a linha de lavadoras. Lançamentos 2003:
    - Os novos modelos - LS 20AR; LS 20A; LS 5A; LS 5M - apresentam grandes diferenciais competitivos em relação à concorrência:
    - Novo Design
    - Filtro para fiapos em toda a linha;
    - Visor na tampa com vidro temperado(20AR, 20A, 5M e 5A);
    - Pés reguláveis redimensionados;
    - Dispenser para sabão (modelos LS20A e LS20AR);
    - Turbo Impeller e o novo agitador reversível Vortex Wash (modelo LS20AR);
    - Centrífuga CX 13: com gabinete em inox e timer programável de até 15 minutos;
    - Bebedouros e purificadores de água "Vitro".

  • Evolução e adaptação as necessidades de mercado. Essas são características marcantes dentro da Latina que completa 10 anos de existência, sempre em busca da liderança de produto. Por esse motivo, o ano de 2004, foi marcado dentro da empresa por uma completa renovação de sua linha de produtos. Oferecendo opções diferenciadas e a maior linha de lavadoras do mercado, com dez modelos distintos, a Latina apresenta aos seus consumidores três linhas de máquinas de lavar semi-automáticas. Para completar o crescimento da família de produtos para a sua área de serviços, a Latina lançou as Secadoras Centrífugas: SC 13 e a SC 13X. Produtos que representam uma evolução da antiga linha de centrifugas, testados e aprovados em pesquisas com consumidores. A linha de bebedouros e purificadores também passou por uma reformulação visual e, dentro de sua linha de bebedouros, a Latina passou a oferecer produtos exclusivos para atender as necessidades de estabelecimentos comerciais, através da linha Office.

  • O ano de 2005 iniciou-se com o lançamento da revolucionária linha de bebedouros e purificadores de água ELECTRONIC que rapidamente aumentaram a participação da empresa neste mercado em franco crescimento. No segmento de lavadoras, a Latina consolidou sua posição entre as melhores empresas do setor, através do Programa Brasileiro de Etiquetagem, em que obteve nota "A" em eficiência energética para todas as suas lavadoras, segundo critérios do INMETRO.

    Como resultado, o ano se encerrou com recordes históricos de vendas, conquistas de novos clientes e com a Latina sendo agraciada no prêmio SESI de qualidade no trabalho.

  • A Latina se aproxima da marca de 3 milhões de produtos vendidos.

    Conquista o prêmio Procel para sua lavadora e passa a fornecer tecnologia também para outras marcas de eletrodomésticos. Lança a secadora centrífuga SEKA, com uma série de aperfeiçoamentos tecnológicos.

    Neste ano, o purificador de água Latina Electronic é selecionado para a Bienal Brasileira de Design e indicado ao IF Design Awards, o maior prêmio de design do mundo.

    Encerrando o ano com chave de ouro, a Latina inaugura um novo capítulo em sua história, com o lançamento de uma linha de ventiladores de teto "Premium", com design inovador e diferenciado que foi imediatamente indicado para o IF Design Awards.

  • O ano foi marcado por um acentuado crescimento na participação da Latina Eletrodomésticos no mercado de bebedouros e purificadores de água, e para ampliá-lo ainda mais, a empresa lançou o primeiro purificador da categoria a oferecer 5 estágios de tratamento de água: o PURIFIVE.

    Além do crescimento em vendas e participação de mercado, a Latina também teve seu trabalho reconhecido através de inúmeros prêmios, com destaque para: Salão Design Casa Brasil 2007, IF Product Design Award 2007 / 2008 e Prêmio CNI.

    Ainda em 2007, iniciam-se as operações do Clube do Lar, empresa de e-commerce do Grupo Latina.

  • Em Janeiro de 2008 iniciou-se o Projeto Nova Latina, com modernização da Logomarca, construção da Marca, nova linguagem de Comunicação. 2008 também foi um ano de muitos lançamentos, novidades e premiações. Lançamentos:linha de Ventiladores de teto Air Control, lavadoras 8Kg Safira e Rubi. Premiações: - IX House & Gift IX - Lavadora RUBI - Ganhamos o prêmio na categoria eletrodomésticos; - Design Excellence Brazil (Seleção IF) - Lavadora RUBI - Selecionado pelo Design Excellence Brazil para concorrer ao IF Awards 2009 e CNI - Etapa estatual - Purificador de Água PURIFIVE - Ganhamos o prêmio na categoria design.

  • Complementando a nossa família de purificadores e investindo pesado no segmento de tratamento de água, o ano de 2009 foi marcado pelo lançamento dos Purificadores Sterilizer e Mineralizer.

    Também em 2009 recebemos dois prêmios para a lavadora Rubi:

    - 2º Idea Brasil RUBI: ganhamos com a lavaodra RUBI - Bronze na categoria CASA

    - 23º Museu da Casa Brasileira RUBI: ganhamos com a lavadora RUBI em 1o. Lugar na categoria ELETROELETRÔNICOS.

  • Mais um ano de crescimento e renovação. Em maio inauguramos a Unidade Latina 2 em São Carlos, com um novo centro de distribuição, novas instalações para a Latinatec e unidade de fabricação de components. A Unidade 2 também passou a ser a "casa" do Clube do Lar.

    Ainda em maio, lançamos a nova linha de lavadores Onix, Pérola e Cristal. Em setembro foi a vez da nova linha de lavadoras 9Kg: Safira, Rubi e Jade.

  • Pensando nos consumidores que possuem pouco espaço na cozinha mas não abrem mão de água de qualidade para beber, lavar e cozinhar alimentos, lançamos a linha de Purificadores de Água Vita, hoje chamada de PN500.  Dentre os destaques e inovações do produto estão:
    -  Sistema de troca de filtros: com uma alavanca super fácil de usar, basta puxar e o filtro já saí.  Mecanismo semelhante ao da troca de cartuchos em uma impressora.
    -  Uso de nanotecnologia: possuem um aditivo presente nas partes plásticas que impede que as bactérias cresçam e acumulem limo.
    Como empresa ecologicamente responsável que é, a Latina busca constantemente inovações que favoreçam o meio ambiente. Um dos resultados dessa busca, no ano de 2011, foi o lançamento da linha de ventiladores de teto Lumen (com e sem controle remote) que permitem o uso de lâmpadas economicas, possibilitando grande economia de energia.

  • O ano de 2012 foi marcado por inovações tecnológicas na linha de purificadores, com o lançamento da linha PA700. Inovações estas que visam sempre facilitar o uso do produto:
    - Tela LCD que permite visualizar a temperatura da água, avisa quando os filtros precisam ser trocados e se a lâmpada UV está funcionando (no caso do XPA775). 
    -  Nanotecnologia 
    - Sistema super fácil de troca e limpeza dos filtros. Além disso os filtros nao há mais necessidade de lavar os filtros fora do produtos, é possível lava-los quando já estiverem instalados. 
    - Seu sistema eletrônico permite que a escolha da água seja feita em 3 opções: natural, refrigerada e misturada. 
    As inovações também estiveram presentes na lavanderia, com o lançamento das lavadoras LA500 com 10kg de capacidade, ou seja, mais capacidade de lavagem com a qualidade Latina de sempre.

  • Complementando a linha de produtos para lavanderia, lançamos em 2013 a linha SR500 de Secadoras de Roupas de parede que, além do design super diferenciado, marca registrada dos produtos Latina, possui cabides exclusivos e removíveis que podem ser usados também no armário. A roupa vai direto da secadora para o guarda-roupas. Possui saco de secagem removível e lavável, um super diferencial da categoria. Mas as inovações  do produto não param por aí: a SR500 possui dupla função: também pode ser utilizada como aquecedor de ambientes! Com sistema super fácil, basta retirar o produto da parede e colocar do chão para alternar o uso. Para finalizar, lançamos também no ano de 2013 opções de cores  para a linha de purificadores PN500, acompanhando tendências de mercado e agregando valor em design para os nossos consumidores.

  • Para suprir toda a necessidade do inverno, aprimoramos a linha SR500 e lançamos a SR575, com controle de potência de secagem, o que permite o uso consciente da energia e a utilização eficaz do produto. Com 04 potências diferentes e 3 programas de secagem, são 12 opções de ciclos de secagem. A Linha SR500 foi premiada com o segundo lugar no 27º prêmio do Museu da Casa Brasileira, o melhor reconhecimento nacional de design de produto, à frente de centenas de participantes. Em setembro de 2014, a Latina Eletrodomésticos completou 20 anos de sucesso fabricando eletrodomésticos de qualidade comprovada e alta tecnologia.

  • alt=

    Lançamento da linha de ventiladores de teto VT300: Um produto que alia conforto, design e funcionalidade para agradar os mais exigentes na temporada do verão 2015/2016. Essas são as principais características da linha VT300, lançada pela Latina na Eletrolar Show 2015, em São Paulo. A feira é considerada a maior do segmento em negócios da indústria do varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos da América Latina. Devido à importância da Feira para o setor, a nova linha de ventiladores foi apresentada em primeira mão para os principais varejistas que visitaram o estande da Latina.

+ -

Atualmente a Latina conta com uma unidade em São Carlos.

Unidade Matriz - São Carlos/SP

No ano de 2002, a Latina S.A. adquiriu sua nova sede, em São Carlos, dobrando sua capacidade de produção. A nova unidade representou uma significativa expansão na operação da empresa, além de permitir a instalação de novas linhas de produtos, proporcionando crescimento no quadro de colaboradores na área industrial, novos laboratórios, maior flexibilidade logística, mais conforto ambiental e melhor organização gerencial, através de melhor distribuição das unidades de compõem a empresa.

A Unidade 1 da Latina é atualmente a matriz da empresa, onde se concentra toda a estrutura administrativa e a unidade principal de produção, tudo distribuído em 20.000 m2 divididos em: Unidade de Manufatura, Centro Administrativo, Centro Tecnológico, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, Áreas de Apoio para RH e Área Social. Visando uma potencialização do atendimento, na mesma unidade está a Assistência Técnica, a ATEC. Técnicos especializados passam regularmente por treinamentos fornecidos pelos profissionais qualificados e contam com todo o suporte de Engenharia, Pesquisa e Desenvolvimento quando necessário, visando sempre atender de imediato às necessidades do consumidor.

Endereço GPS:

22 02`11.30"S
47 51`56.83"W 

A Latina, exporta hoje cerca de US$ 2 milhões por ano para seis países: Portugal, Espanha, Bolivia, Paraguai, Uruguai e Argentina. Atualmente a Latina está trabalhando para ampliar as suas relações comerciais internacionais ou outros países. Dentre os prospects estão Colômbia, Chile, Equador, Costa Rica e México.

Todas as linhas de produtos são comercializadas internacionalmente e os produtos atendem a todas as exigências internacionais para assegurar sua qualidade e a segurança do consumidor final.

Além de exportação, a Latina mantém relações comerciais com cerca de 16 países, através de importação e prestação de serviços.

Voltar