Blog Puro Bem-Estar

/Tendências

Vamos falar de Lomografia

Em tempos de fotografia digital, selfies, Instagram e etc, tem uma turma se voltando a um modo bem analógico de fotografar. São os adeptos da Lomografia

Lomografia é um movimento fotográfico mundial que utiliza câmeras automáticas de baixo custo.

O processo consiste na recepção contínua de luz que é feito através do sistema de exposição automático, chegando a durar 30 segundos. Outro efeito, dependendo do modelo e da lente, é o olho de peixe, no qual a fotografia fica com uma moldura circular. O nome é uma referência ao modelo LOMO LC-A, uma câmera compacta da marca LOMO. A LOMO é baseada na Cosina CX-1 e começou a ser produzida em 1980.

As lentes das máquinas Lomo são de plástico e produzem efeitos artísticos. (Fonte: Wikipedia)

 

Enquanto movimento, a Lomografia tem também uma lista de 'mandamentos'.

Regras Básicas da Lomografia

Os lomógrafos convivem com um conjunto de dez regras básicas:

  1. Leve a sua Lomo para onde for.
  2. Fotografe a qualquer hora do dia ou da noite.
  3. Lomografia não interfere na sua vida, é parte dela.
  4. Aproxime-se o mais possível do objeto a ser fotografado.
  5. Não pense.
  6. Seja rápido.
  7. Você não precisa de saber antecipadamente o que vai fotografar...
  8. ...Nem posteriormente.
  9. Não fotografe com os olhos.
  10. Não se preocupe com as regras.

Hoje, a comunidade de Lomógrafos é incontável, ganhando novos membros, curiosos e entusiastas todos os dias, em todo o mundo. Alguns nomes se destacam no cenário mundial como Brian Eno, Laurie Anderson, David Byrne, Pulp, Underworld, Helmut Lang, Moby, Robert Redford, apenas para nomear alguns.

A idéia básica da Lomografia ? seja rápido, não pense, não tenha preconceitos em relação ao seu ambiente, absorva tudo, coleccione e divirta-se ? difundiu-se, cresceu e deu lugar a uma cultura de comunicação que é partilhada por todos.

A Lomografia é um dos movimentos mais versáteis no universo fotográfico, com diferentes lentes e flashes para produzir diferentes efeitos, desde os mais coloridos até o preto e branco.

A gente já começa a se apaixonar desde os 'cases', que são coloridos e jovens.

A mania de fotos com Lomos iniciou nos anos noventa, após a descoberta de seus efeitos e cores por jovens da República Checa, o que cuminou na criação de uma sociedade, intitulada ?Sociedade Lomográfica? focada em eventos, exposições, palestras e na fabricação de câmeras seguindo o mesmo padrão de criação das primeiras lomos (fáceis e divertidas).

Voltar
}