Blog Puro Bem-Estar

/Tendências

Food Truck: a comida sobre rodas

Foto de Sergio Coimbra/O vendedor de milho (fonte Obvious Magazine)

Quem mora em São Paulo, já está se acostumando a encontrar os mais variados estilos culinários na rua mesmo, fora de restaurantes tradicionais. A Comida de Rua também já é conhecida por quem viaja pelo mundo.

Comidas feitas em barraquinhas, carrocinhas e até kombis e caminhões são, inclusive, em alguns casos, parte fundamental da cultura local - por exemplo, não dá pra viajar a Salvador e não provar um acarajé numa barraca da rua, a viagem fica até incompleta sem essa experiência.

Mas já foi a época do simples cachorro-quente prensado ou do milho cozido - hoje existe toda uma culinária especializada ganhando as ruas! 

Grandes cozinheiros (que antes trabalhavam em restaurantes convencionais) estão fazendo sucesso com seus restaurantes móveis e matando a fome dos pedestres nas ruas de São Paulo. Hoje em dia tem cardápio italiano, chinês e até mexicano pelas vias da cidade e começam a surgir também o francês, o americano, o árabe... Alguns food trucks se orgulham da matéria-prima orgânica, outros revendem comida de restaurantes renomados em versão "para comer com garfinho de plástico".

Entre as vantagens, a nova onda do food truck oferece ao público pratos bons e baratos. Os empresários começam a investir mais e mais também no visual de suas cozinhas móveis, com caminhões cada vez mais descolados estacionados pelas ruas.

A Câmara Municipal de São Paulo está a poucos dias de aprovar uma lei do município para regulamentar a atividade de comida de rua e, desta forma, poder também padronizar a fiscalização. Já existem leis que se aplicam a barracas de hot dog, mas agora vai se estender também aos food trucks.

É uma tendência que veio para ficar.

 

Voltar
}