Blog Puro Bem-Estar

/Tendências

6 dicas para facilitar a faxina no inverno

 

Manter a casa limpa e em ordem não é a coisa mais simples do mundo. Quem cuida da casa sabe: é uma tarefa que nunca tem fim; há sempre alguma coisa que pode ser feita. Isso sem contar o fato de que, da noite para o dia, grande parte do que foi arrumado já não está mais.

 

No inverno, então, essa rotina se torna um dilema difícil de lidar. Com as baixas temperaturas e a dificuldade que se tem de conciliar as tarefas domésticas com frio da estação, fica difícil decidir como organizar a limpeza da casa. O que vale a pena ser organizado? Qual é a melhor maneira de fazer a faxina? No post de hoje, separamos algumas dicas para você sofrer menos com o frio na hora de limpar a casa!

 

1) Antes e depois do inverno

Antes da estação iniciar, faça uma boa e completa faxina na sua casa. Arrume os guarda-roupas, coloque as peças guardadas para tomar um sol, limpe os armários, tapetes, móveis, prateleiras, etc. Essa deve ser uma daquelas famosas faxinas pesadas! Isso vai deixar o seu ambiente mais organizado e limpo durante a estação, dispensando a necessidade de faxinas rigorosas em meio às baixas temperaturas.

 

O mesmo deve ser realizado assim que terminar o inverno!

 

2) Aproveite os horários do dia

Lidar com água no inverno é extremamente desconfortável. Assim, no dia a dia dê preferência para realizar essas tarefas em horários de mais calor. Logo após o almoço, quando o sol costuma estar mais alto e as temperaturas mais amenas, deixei para lavar as roupas e as louças. Com relação às roupas, será mais fácil para você, que sentirá menos frio, e para as peças, que poderão secar mais rapidamente.

 

3) Planeje as limpezas

Algumas tarefas domésticas não têm necessidade de serem realizadas diariamente. Lavar os banheiros, por exemplo, é um trabalho que pode ser feito uma vez por semana desde que você mantenha em dia a organização e a limpeza mais superficial.

Lavar calçadas e quintais, por exemplo, não é recomendado sequer no verão. Evitando o desperdício de água, você também evita o desgaste que é realizar esse tipo de tarefa.

 

4) Mantenha as coisas em ordem

Manter a casa relativamente organizada ajuda (e muito) a evitar o trabalho pesado na hora da faxina. Se você procurar manter os cômodos organizados e limpos no dia a dia, a faxina ficará mais simples.

Assim que manchar o fogão, por exemplo, pegue um pano e realize uma limpeza rápida, ao invés de deixar acumular outras manchas e ter trabalho dobrado quando for limpar tudo.

 

5)  Planeje a lavagem de roupas

Assim como facilita planejar a faxina dos cômodos, organizar a lavagem das roupas também pode ajudar e muito no dia a dia durante o inverno. Tenha dias específicos na semana para realizar a lavagem das roupas, mas preste atenção para que não acumule muitas peças. Se isso acontecer, você terá 2 grandes problemas: passará mais tempo lavando tudo, além de correr o risco de ter um montante de roupas para secar, o que pode ser muito bastante demorado com as baixas temperaturas.

 

Isso não quer dizer que você deva lavar roupas todos os dias, mas sim organizar o volume das peças. Nesse momento, vale também consultar a previsão do tempo e deixar os montes maiores ou as peças mais pesadas para os dias de temperaturas mais altas.

 

6) Abuse do pano úmido

Ao invés de utilizar um espanador para tirar a poeira, por exemplo, prefira utilizar um pano úmido. Isso porque, dessa maneira, você retira a poeira em vez de espalhá-la, garantindo não só a limpeza completa, como também a prevenção de alergias e reações, que são muito comuns nessa época do ano. O mesmo vale para o chão: um simples pano úmido faz toda a diferença, dispensando o uso de água, sabão e esfregão no dia a dia.

 

Agora que você já sabe como preparar sua casa para o inverno, é hora de colocar as dicas em prática e garantir uma estação mais confortável! Se quiser saber mais sobre como lidar com as tarefas domésticas no inverno, é só conferir nossos posts especiais sobre a estação!

 

 

 

 

Voltar
}