Blog Puro Bem-Estar

/Tendências

Como desencardir roupas com sucesso

 

Se você perguntar a alguém que cuida da casa ?qual é a tarefa mais complicada de se fazer??, há grandes chances de que a resposta seja ?lavar roupas?. É bastante raro encontrar quem goste das tarefas de lavandaria, mas você sabia que, na maioria das vezes, o incômodo de lavar as roupas se dá por falta de técnica e dicas? É possível desencardir roupas de maneira eficiente e, por isso, nós separamos as melhores dicas para desencardir roupas brancas, amareladas e também coloridas!

 

Confira abaixo e perca o trauma da lavanderia!

 

Roupas brancas

As roupas brancas têm um charme e dificilmente as outras peças têm. Tanto para homens quanto para mulheres, as roupas brancas costumam fazer bastante sucesso. Mas quem nunca ficou pensando, na hora de escolher as roupas, nos desastres que poderiam acontecer durante o jantar caso optasse pela calça branca, por exemplo?

 

Uma coisa é fato: qualquer sujeirinha vira um sujeirão nas peças brancas. Mas nada é tão impossível que não possa ser resolvido com as dicas certas. Por isso, sempre que você precisar desencardir uma peça branca, o ideal é que você:

 

1. A depender da mancha, retire a sujeira mais grossa logo no momento em que se sujar. Evite esfregar pois, além de agredir o tecido e ajudar a espalhar a sujeira, você ainda corre o risco de que ela se fixe ainda mais na peça.

 

2. Dependendo do tecido, deixe a peça de molho em água quente com álcool, 2 colheres de bicarbonato de sódio e sabão em pó, por 2 horas.

 

3. Enxágue a peça e, em seguida, coloque-a na máquina de lavar em um programa de lavagem simples.

 

Roupas amareladas

Peças com tons amarelos são mais comuns do que a gente gostaria. Seja por ficar muito tempo guardada ou por serem muito usadas, entrando em contato com suor, desodorante, etc, as peças acabam amarelando e ficando com aquele aspecto envelhecido. Dependendo da mancha, é possível deixar a peça como nova!

 

1. Identifique as principais manchas da peça e aplique sobre elas um bom sabão em pó líquido, de preferência concentrado. Massageie com a ponta dos dedos.

2. Em seguida, deixe de molho por até 2 horas.

3. Enxágue e faça o procedimento de lavagem em máquina, no programa mais pesado.

 

Dica extra: algumas manchas amarelas são bastante resistentes. Nesse caso, repita o procedimento até que a peça apresente o aspecto desejado.

 

Roupas coloridas

As peças coloridas costumam dar bastante trabalho na hora de lavar. Isso porque é extremamente necessário que você conheça as peças e cuide para que elas não soltem tinta na hora da lavagem.

 

Se você tem uma peça que não sabe se solta ou não tinta, faça o teste: molhe uma parte da peça e coloque um pano seco e branco por cima; passe o ferro de passar e se o pano sair manchado, tome cuidado! A peça provavelmente eliminará tinta na hora da lavagem.

 

Quanto aos outros tipos de mancha, o procedimento de lavagem pode variar de acordo com o tipo de sujeira impregnado no tecido. Clique aqui para saber como tirar manchas de tomate, shoyu, frutas, chocolate, geleia, café, vinho e cerveja. Para manchas de gordura, lama, ferrugem, suor, batom, esmalte e tinta de caneta, clique aqui.

 

Agora que você já sabe lidar com as manchas nos mais diversos tipos de peça, a pergunta que não quer calar é: você sabe aproveitar os programas de lavagem da sua lavadora? Se não, você não sabe o que está deixando passar!

 

Por isso, nós preparamos um post para que você conheça tudo sobre os ciclos de lavagem e como utilizá-los para lavar melhor e mais rápido as suas roupas! Além disso, preparamos um post especialmente sobre produtos de limpeza e quais você não pode deixar de ter na sua lavanderia! Confira:

 

 

 

 

Voltar
}