Blog Puro Bem-Estar

/Tendências

11 cuidados com as roupas íntimas

 

Cuidar bem das peças de roupa é uma tarefa que envolve uma série de detalhes e que pode influenciar muito na durabilidade. E é claro que ninguém quer peças que se desgastam ou ficam com um péssimo aspecto em pouco tempo. Mas e quanto às roupas íntimas? Os bons cuidados são apenas uma questão de conservação da peça?

 

As peças íntimas são itens especialmente delicados por diversos motivos. Não é só a fragilidade da peça que despende cuidados especiais, mas sim o fato de ser uma roupa que fica em contato direto com partes do corpo igualmente sensíveis; por isso, é muito importante cuidar bem das suas roupas íntimas, mais por uma questão de saúde do que de durabilidade! Abaixo, separamos 11 dicas para você cuidar bem das peças!

 

1. Enxágue bem

Na hora da lavagem, procure enxaguar muito bem as suas peças, a fim de eliminar todo e qualquer resquício dos produtos de limpeza utilizados. É importante lembrar que o sabão ou produto que não for eliminado corretamente pode causar alergias!

 

2. Preste atenção nos produtos

Outro fator importante que merece atenção é o tipo de produto que você utiliza. Você sabia que alvejantes ou detergentes muito alcalinos também podem causar alergias se usados em excesso ou se não forem enxaguados corretamente? E, além disso, este tipo de produto estraga as fibras do tecido, podendo comprometer a durabilidade e qualidade das suas peças.

 

3. Prefira sabão líquido e com pH neutro

Dê preferência ao sabão líquido e com pH neutro para a lavagem das suas peças íntimas, já que este tipo de produto é mais adequado para peças delicadas e frágeis.

 

4. Não lave as peças íntimas no banho

É muito comum que, na hora do banho, as peças sejam lavadas no chuveiro. Mas saiba que este é um péssimo hábito, considerando que a água quente do banho danifica o tecido da roupa e, certamente, não substitui uma lavagem completa realizada com os produtos adequados.

 

5. Não pendure suas roupas íntimas no box

Quem lava as peças no banho tende a pendurá-las no box para a secagem, mas este é outro hábito tão péssimo quanto o de lavar roupas íntimas no chuveiro. Isso porque o banheiro é um ambiente naturalmente úmido, principalmente na hora do banho, e deixar as suas peças secando lá só contribui para a proliferação das bactérias, que são fãs de umidade.

 

6. Passe as suas peças íntimas

Muitas pessoas não têm o hábito de passar as roupas íntimas, mas esta é uma etapa especialmente importante, já que o calor do ferro pode ajudar na eliminação de possíveis bactérias presentes no tecido.

 

7. Siga as instruções da etiqueta

Elas não estão ali por acaso: seguir corretamente os informes da etiqueta vai fazer com que as suas peças tenham o cuidado adequado, que pode variar de acordo com o tecido, modelo ou mesmo cor. Assim, você garante que a roupa esteja sempre em bom estado!

 

8. Pendure as peças à sombra

Agora que você já sabe que o box não é melhor ambiente para secar suas roupas íntimas, saiba que o ideal é deixá-las secar longe da luz do sol. Além de evitar que a cor das suas peças desbote, a sombra também contribui para que a qualidade da roupa permaneça em ordem. Colocar para secar na secadora ou em varal com protegido da luz do sol são boas opções.

 

9. Seque em locais sem poeira

É muito importante que o local onde você irá secar as suas peças esteja em boas condições de limpeza. De nada adianta você lavar tão bem suas roupas íntimas se, na hora da secagem, elas ficarão expostas à poeira e a outras ameaças.

 

10. Guarde suas peças em gavetas separadas

É essencial que você guarde as suas peças separadas do restante das suas roupas. O ideal é que elas não se misturem, nem com peças comuns e nem com meias, biquínis ou mesmo peças íntimas masculinas.

 

11. Não use perfumadores nas gavetas

Usar artigos de perfume nas gavetas é especialmente perigoso em virtude das alergias. Há quem utilize perfumadores ditos próprios para gaveta ou mesmo sabonetes, mas a verdade é clara: se as suas peças foram higienizadas corretamente, não há motivos para deixar estes itens ?perfumando? e causando risco de alergias.

 

Agora suas peças íntimas receberão os devidos cuidados! Quer saber mais sobre os cuidados com roupas e com a casa?

 

 

 

Voltar
}