Blog Puro Bem-Estar

/Tendências

6 dicas para organizar lavanderias pequenas

 

Em tempos de apartamentos e casas cada vez menores, é muito comum que, na hora de estruturar a planta dos ambientes, os espaços sejam reduzidos ao máximo. Mas entre um quarto e uma lavanderia, você arrisca palpitar qual o cômodo tende a ter mais metros cortados na planta? Os espaços tidos como ?menos úteis? são os que mais sofrem com a redução de medidas; e o problema é que, na maioria das vezes, são ambientes que precisam de toda a praticidade do mundo (como é o caso das lavanderias, por exemplo) e acabam sendo prejudicados no quesito organização.

 

Por isso, é importante que você tenha algumas cartas na manga para contornar essa situação!

 

Como organizar lavanderias pequenas?

 

Otimizar lavanderias com espaços reduzidos não é tarefa difícil! Bastam algumas dicas simples e de fácil adaptação para que o seu ambiente de lavar roupas fique o mais organizado e prático possível! Confira:

 

Prateleiras

Clássicas das lavanderias, as prateleiras são extremamente úteis: organizam os produtos, são fáceis de encontrar, simples de instalar, além de poderem ser colocadas na parede, o que poupa espaço transitável. Nelas você pode colocar os produtos que mais utiliza, assim tudo fica sempre à mão para quando for necessário.

 

Armários aéreos

Com a mesma premissa das prateleiras, os armários aéreos são úteis pois são instalados em espaços que você dificilmente usaria para outra coisa. Você pode colocá-los em cima do tanque ou da máquina da lavar roupas e, além disso, são muito úteis para o armazenamento de produtos que devem ficar longe do alcance de crianças e animais.

 

Cestos e caixas organizadoras

Os cestos e caixas de organização não são úteis somente para a decoração. Além de serem muito charmosos e contribuírem para dar aquele toque a mais no ambiente, a maior vantagem destes itens é a funcionalidade: disponíveis em diversos tamanhos, podem ser utilizados para a organização de prendedores e objetos pequenos até peças de roupa para passar. Outra vantagem é que, pela variedade de tamanho, os cestos e caixas podem ser encaixados em qualquer lugar! No espaço entre um produto e outro no armário, em um cantinho da bancada e até mesmo naquele espaço que sempre sobra entre o armário e o chão (desde que a peça não seja vazada, evitando possíveis encharcamentos com porções de água no chão)

 

Móveis planejados

Se você pode equipar a sua lavanderia com móveis planejados, saiba que é a melhor opção. Assim, você aproveita cada espaço de maneira inteligente e funcional. No caso de quem tem lavadoras com abertura frontal, uma dica ótima é planejar uma bancada que se estenda sobre a máquina, proporcionando um espaço amplo e que, a depender do material do qual é feito, pode ser utilizado para passar roupas.

 

Como já foi dito, os móveis planejados são perfeitos para aproveitar todo o espaço possível: aquele vão estreito que sobrou entre um móvel e outro ou entre a parede e a máquina podem ser excelentes para guardar vassouras, rodos e outros objetos finos e longos.

 

Nichos e penduradores

Como pode ser visto, a dica de ouro para lavanderias pequenas é usar e abusar das paredes. Outra dica muito interessante é a instalação de nichos e penduradores, a fim de organizar itens, produtos e peças de uso frequente. Mas atenção: cuidado para que o ambiente não se torne um ?galinheiro? e acabe ficando desorganizado e complicado.

 

Para secar roupas

Quem mora em apartamento, sabe: secar as roupas é uma tarefa desafiadora. O ideal é que os espaços pequenos contem com máquinas no estilo lava-e-seca, assim você poupa o espaço de dois equipamentos em um só. Há também a opção das secadoras suspensas que, além de economizar o espaço do chão, servem para aquecer ambientes!

Mas, caso essa não seja uma opção, os varais suspensos ou dobráveis podem ser mais do que úteis quando o assunto é poupar espaço.

 

Quer saber mais sobre cuidados e dicas com a casa? Leia tudo em nosso blog!

 

 

Voltar
}