Blog Puro Bem-Estar

/Tendências

5 cuidados com raios no verão

 

Em tempos de verão e de muito calor, as tempestades acabam sendo muito mais comuns do que gostaríamos e, com elas, os imprevistos causados por descargas elétricas também se fazem presentes. Os riscos vão desde os danos a eletroeletrônicos até descargas elétricas capazes de ferir pessoas e causar incêndios; por isso, a melhor maneira de passar por este período do ano é se munir de informações para que, em meio a tempestade, as situações sejam as menos nocivas possíveis. Além disso, estima-se que o Brasil sofra com cerca de 50 milhões de raios a cada ano, considerando a localização do país, que é próxima a um dos trópicos.

 

Sabe-se que os cuidados mais comuns que se deve ter com relação aos raios é, em caso de trovoadas, não permanecer dentro da água e em lugares de céu aberto, além de evitar árvores e lugares elevados, como montanhas e picos. Mas e dentro de casa, como proceder? Você sabe quais são os principais cuidados para com os moradores e eletroeletrônicos? Nós separamos dicas incríveis para você proteger sua casa e sua família!

 

Evite os fios

Não é recomendado o manuseio de itens conectados via fio à rede elétrica, considerando a potencial condução de energia que se estabelece pelos fios. Computadores, liquidificadores, batedeiras e secadores de cabelo são exemplos de aparelhos que parecem inofensivos, mas que podem causar acidentes.

 

Evite o uso de telefones

Pelos mesmos motivos do tópico anterior, o uso de telefones (com fio) não é recomendado. Porém, ao contrário do que se imagina, os celulares não oferecem risco algum desde que não estejam conectados à tomada. Vale reforçar, novamente, que o grande problema se dá por conta dos fios, que têm grande poder de condução de energia. É por esta mesma razão que também não é recomendada a proximidade de tomadas e canos metálicos em momentos de temporal.

 

Mantenha distância de tomadas

Ainda que as tomadas não estejam conectando nenhum tipo de fio, elas merecem toda atenção pois continuam servindo como condutoras de energia, porém com o diferencial de que não há um aparelho recebendo a carga de energia. Por isso é necessário cuidado visto que, em caso de descargas muito altas, as tomadas podem acabar sendo perigosas.

 

Fique longe dos metais

O recomendado é que seja mantida a distância de peças e estruturas metálicas, pois este material também compõe o grupo dos condutores de energia. Mas, ao contrário do que muitos pensam, objetos pequenos como garfos, facas e colheres não causam problema algum e, por isso, não há necessidade de alarde com relação a isso.

 

Cuidado com chuveiro

Não é recomendado o banho em períodos de tempestade. Considerando que a água e os fios de energia envolvidos nos chuveiros são dois grandes condutores de eletricidade, a ideia de tomar banho durante a incidência de raios é bastante perigosa. Por isso, evite o chuveiro enquanto houver tempestade.

 

Agora que você já sabe as principais medidas para que a sua casa e a sua família estejam protegidas de raios e temporais, será muito mais fácil e seguro lidar com a próxima chuva de verão.

 

Quer ler mais sobre cuidados básicos?

 

 

Voltar
}