Blog Puro Bem-Estar

/Tendências

Montando a lavanderia: saiba o que comprar

Equipar uma casa inteira não é tarefa muito fácil; são vários os detalhes e itens a serem pensados e adquiridos, além da preocupação em fazer a melhor escolha na hora da compra. Afinal, ninguém quer se arrepender por ter comprado algo desnecessário.

 

Um dos cômodos que menos recebe atenção na hora da montagem é a lavanderia. Um ambiente tão importante e, às vezes, tão pequeno, que merece tanto planejamento a fim de garantir funcionalidade e praticidade, não deve ser ignorado dessa maneira. Por isso, o ideal é que você não exclua a lavanderia da sua lista de compras! Para te ajudar, o post de hoje é sobre o que você não pode esquecer na hora de equipar a sua lavanderia!



Máquinas

Elementos principais deste ambiente, as máquinas são os itens de maior valor em uma lavanderia. Por isso, é interessante que você escolha bem os seus equipamentos.

 

Lavadora de roupas

Há várias opções para quem busca por uma máquina de lavar roupas, variando de acordo com a necessidade de cada casa. Confira:

  • Lavadora automática top load: com abertura por cima, são ideais para quem tem o dia a dia corrido, já que a máquina dosa desde o volume de água até a quantidade de sabão. Mas, em compensação, costumam ser grandes e relativamente caras, o que pode ser um problema.

  • Lavadora semi-automática: são excelentes opções para quem busca economia na aquisição e no consumo de energia. Além disso, ocupam pouco espaço e podem lavar até 10kg de roupa, como é o caso da LA 555, da Latina, que possui também 15 programas de lavagem, além de entrada e saída automáticas de água.

  • Tanquinho: é uma boa opção para quem não pode investir muito, já que o custo é geralmente bem menor do que as outras opções, considerando que este tipo precisa de auxílio na abertura e no fechamento da torneira.

  • Lavadora front-end: com abertura frontal, este modelo de lavadora é excelente no que tange o cuidado com as roupas; além de não agredir as peças, a máquina geralmente tem boa durabilidade. Pode ser um problema para quem tem um ambiente muito reduzido, considerando que a máquina precisa de espaço para que a porta abra e feche.

  • Lava-e-seca: a melhor opção para quem busca otimizar espaço, pois são dois produtos em um.

 

Secadora de roupas

Ter uma secadora na sua lavanderia é uma vantagem principalmente se você mora em apartamento, considerando o pouco espaço e a dificuldade com ventilação, típico de quem mora em prédios.

  • Secadora suspensa: sem dúvidas, a melhor opção para quem precisa de uma secadora em conta e que ocupe pouco espaço. O modelo SR 575, da Latina, é suspenso e seca até 10kg de roupa em até 12 programas de uso! E a melhor parte deste modelo é a função de aquecer ambientes: enquanto sua roupa seca, seu espaço fica quentinho!

  • Secadora front-end: é uma boa opção para quem busca diversidade nos programas de lavagem, porém, é uma alternativa para quem dispõe de espaço, já que tê-la significa ter 2 equipamentos na lavanderia (a lavadora e a secadora).

 

Prateleiras

Prateleiras são, além de muito práticas, ideais para quem precisa poupar espaço. Nelas você pode arranjar os produtos que utiliza com maior frequência, como sabão em pó, amaciante, alvejante, etc.

 

Varal

Ainda que você possua uma secadora de roupas, ter um varal é indispensável. Nele você pode estender pequenas porções de roupa que não seriam levadas à secadora, por exemplo. Há várias opções de varal, que podem variar de acordo com o seu espaço e com a quantidade de roupas:

  • De teto;

  • De chão;

  • De parede.

 

Armários

Os armários são essenciais para o armazenamento de produtos e itens, de modo a proteger e organizar o ambiente. O ideal é que você tenha um armário com prateleiras em diversas alturas, mas, principalmente, que possa acomodar produtos químicos longe do alcance de crianças e animais. Hoje em dia, há opções de armários multiuso com prateleiras e espaços para vassoura e até mesmo para aspirador de pó. Dessa maneira, tudo fica organizado e com fácil acesso.

 

Passadeira

A maioria das roupas lavadas deve ser também passada e, por isso, ter uma passadeira pode ajudar e muito. Há opções suspensas na parede, que podem poupar espaço, mas há também as que possuem armários embaixo, podendo ser bastante funcionais, já que você pode guardar outros produtos e itens lá dentro. Os modelos em metal costumam ser mais leves e, por isso, mais fáceis de transportar, mas você deve observar a estabilidade do equipamento, a fim de evitar acidentes.

 

Cestos

Ter cestos destinados para as roupas limpas e sujas facilita as tarefas dentro da lavanderia. Os tamanhos devem variar de acordo com a sua demanda; há modelos nos mais diversos tamanhos e os materiais variam do plástico até corda, por exemplo, podendo servir também como objeto de decoração.

 

Pequenos itens

Itens como prendedores, cestinhos de organização, baldes, panos de limpeza, escovas e sacos de lixo não devem ser esquecidos, pois serão mais do que necessários no dia a dia.

 

Essa lista é para que você não esqueça de nada! E aí, pronto para ir às compras? Confira outras dicas de lavanderia!

 

 

 

 

Voltar
}