Blog Puro Bem-Estar

/Tendências

Vantagens do ventilador de teto

 

Com o calor intenso do verão, é comum que a gente sinta uma necessidade cada vez maior de se manter refrescado. Da praia ou piscina à água bem geladinha, as opções são várias para driblar os altos números dos termômetros, mas e quando o calor não dá trégua dentro da nossa própria casa? Como mantê-la sempre fresquinha? Há duas opções: ventilador ou ar-condicionado. Mas qual escolher?

 

O post de hoje vai te informar sobre todas as vantagens do ventilador de teto, a opção mais prática e barata.

 

Como funcionam os ventiladores de teto?

O ventilador de teto conta com um conjunto de pás e é conectado a fios de energia, no teto, e também pode ter a opção de reservar um espaço para a lâmpada do cômodo. Acompanham também a chave de controle, que terá os botões necessários para o manuseio do ventilador e da iluminação, no caso da versão com lâmpada.

 

 

Mas quais são as vantagens de se ter um ventilador de teto?

 

Custos

A maior vantagem dos ventiladores de teto, com certeza, é o custo. Trata-se de um equipamento extremamente versátil, que conta com opções nos mais diversos valores que variam de acordo com as funcionalidades; o consumo de energia elétrica também é baixo; a manutenção é extremamente simples e a instalação também!

 

Custo de aquisição

Se você pesquisar por ventiladores de teto na internet, encontrará uma imensidão de opções, nos mais diversos preços. Você pode adquirir o seu ventilador de teto por pouco mais de R$200 e os preços podem variar de acordo com detalhes como a quantidade de pás (que deve estar relacionada ao tamanho do ambiente que você pretende ventilar), a funcionalidade da lâmpada acoplada e as opções que acompanham ou não controle remoto.

 

Consumo de energia elétrica

Estima-se que os ventiladores de teto, além de consumirem menos energia do que os ventiladores móveis, despendem cerca de 2% do consumo dos aparelhos de ar condicionado. Em tempos de crise e de altas tarifas sob a energia elétrica, essa é uma diferença gritante e que pode fazer toda a diferença na sua conta ao final do mês.

 

Custo de instalação

A instalação de ventiladores de teto é bastante simples, não exige conhecimentos muito avançados e, geralmente, é feita por eletricistas. Diferente dos equipamentos de ar condicionado, o ventilador de teto não exige nenhum tipo de quebra-quebra na sua casa e é instalado de maneira rápida e prática, pois faz uso de fios já pré-existentes.

 

Custo de manutenção e limpeza

Em termos de manutenção, são poucos os cuidados necessários. Talvez seja preciso uma lubrificação periódica, para garantir que o equipamento funcione sempre em silêncio e um alinhamento e balanceamento, que nada mais são do que ajustes nas pás e parafusos. Quanto à limpeza, um pano úmido nas hélices é mais do que suficiente! Diferente do ar-condicionado, que precisa de manutenção dos filtros com frequência e cuidados que implicam profissionais especializados no equipamento.

 

Deu para perceber que os ventiladores de teto são excelentes opções quando o assunto é praticidade e economia no verão! Escolha o modelo mais adequado ao seu ambiente e coloque um ponto final no calor!

 

 

 

 

Voltar
}