Blog Puro Bem-Estar

/Tendências

Como higienizar bebedouros e purificadores

 

Todos já sabem que consumir boas quantidades de água é um dos hábitos mais recomendados pelos médicos para um bom funcionamento do organismo. Mas somente o consumo de água não é suficiente; é preciso que a qualidade de água receba a devida atenção. De nada adianta ingerir os clássicos 2 litros de água diários se a água não está 100% adequada para o consumo.

 

São vários os fatores que podem interferir na qualidade da sua água e um deles recai sobre a importância da limpeza dos aparelhos que a fornecem. Se os bebedouros ou purificadores não forem higienizados periodicamente, podem abrir margem para a contaminação de bactérias e algas existentes na própria água mineral. Vale lembrar que nem todas os micro-organismos alteram o sabor ou a coloração da água, por isso é sempre bom ficar atento!

Abaixo, separamos um passo-a-passo de como higienizar seu bebedouro ou purificador de água!

 

Bebedouro de garrafão

Antes de realizar qualquer tipo de limpeza, é essencial que você lave as mãos ou faça uso de luvas higienizadas.

 

Como limpar o garrafão?

Retire o lacre do garrafão antes de abri-lo e, em seguida, lave-o com detergente neutro, enxaguando bem. Se preferir, você também pode passar um papel toalha umedecido com álcool.

Depois, remova toda a tampa antes de encaixar o garrafão no bebedouro; assim, você evita que possíveis microorganismos e resíduos do lacre contaminem a água.

 

Como limpar o bebedouro?

Primeiramente, é importante retirar o equipamento da tomada. Depois, prepare uma solução de 1 colher de sopa de água sanitária para cada 4 litros de água a ser utilizada na limpeza; umedeça uma esponja na solução e limpe a parte de dentro e a de fora do bebedouro, deixando agir por 5 minutos. Deixe a água que se acumulou dentro do bebedouro escorrer pelas torneiras e, em seguida, lave o reservatório com água pura, repetindo o processo ao menos 4 vezes. A bandeja do bebedouro deve ser lavada na solução preparada com água sanitária e enxaguada com água corrente.

 

Purificador de água

Depois de desligar o aparelho da tomada, a limpeza externa pode ser feita com um pano úmido ou esponja e com o auxílio de detergente ou sabão neutro. Já a limpeza das saídas de água pode ser realizada utilizando hastes flexíveis com algodão nas pontas ou um palito de dente enrolado com algodão. Umedeça levemente (levemente!) em água sanitária ou álcool e passe-o pela saída de água do purificador. Depois disso, deixe que cerca de 2,5 litros de água escorram para eliminar qualquer resquício que tenha sobrado. Mas não jogue a água fora! Você pode utilizá-la para limpar banheiros e chão, por exemplo.

 

O filtro do purificador

É de extrema importância que o refil do filtro seja trocado, de modo a garantir que a qualidade da água esteja sempre adequada. Sugere-se que a cada 6 meses essa troca seja feita.

Com estas dicas, você garante que a água ingerida pela sua família esteja sempre limpinha e em plenas condições de consumo!

 

 

Voltar
}