Blog Puro Bem-Estar

/Tendências

Como higienizar lavadoras e secadoras

Hoje em dia, todas as lavanderias possuem máquinas de lavar; foi-se a época em que as roupas eram lavadas no tanque e à mão. Estes equipamentos vieram, com certeza, para nos ajudar e para tornar as tarefas domésticas mais práticas e rápidas. São elas, as máquinas de lavar, que deixam nossas peças limpinhas e prontas para o uso novamente; mas você sabia que elas também precisam de limpeza regularmente? As máquinas de lavar e secar roupas são aparelhos que precisam de uma higiene periódica por questões de bom funcionamento, conservação e durabilidade. Pode haver acúmulo de resíduos como fiapos de roupa, resquícios de sabão e até mesmo de calcário, a depender da qualidade da água utilizada nos processos de lavagem. Tudo isso pode comprometer o bom funcionamento do seu equipamento e, consequentemente, o bom desempenho da lavagem e/ou secagem. Abaixo, separamos todas as dicas que você deve saber para higienizar lavadoras e secadoras de roupas!

 

Compartimento de sabão

O recipiente que recebe o sabão deve ser higienizado regularmente pois pode acabar deixando resíduos nas roupas, como manchas, por exemplo. Se a sua lavadora não possui o recurso de limpeza automática do compartimento de sabão, a higienização deve ser feita com o compartimento desconectado da máquina e utilizando água e vinagre, além do auxílio de uma escova.

 

Filtro

O filtro é parte muito importante do funcionamento das lavadoras. A depender do modelo, ele pode ou não ser desconectado da máquina. Se for possível, a limpeza deve ser igual à realizada no compartimento de sabão, com o auxílio de água e vinagre. Se não der para retirar, a limpeza deverá ser realizada com uma lavagem de manutenção.

 

Tanquinhos e máquinas de lavar

O equipamento deve, primeiramente, realizar um ciclo de lavagem completo e sem roupas. Depois, inicie um segundo ciclo e o interrompa quando a máquina estiver cheia de água, prestes a começar a agitar; então, coloque 3 xícaras e meia de vinagre branco e meia xícara de bicarbonato de sódio. Deixe a mistura agitar por mais ou menos 30 segundos, pause o ciclo e deixe a composição agindo por um tempo entre 30 minutos e 1 hora. Passado o tempo, reinicie o ciclo e espere que ele finalize. Ao final, desligue a máquina e limpe por dentro com um pano umedecido em uma mistura com metade de água e metade de vinagre.

 

Lavadora com abertura frontal

Assim como apresentado acima, inicie com um ciclo de lavagem sem roupas. A seguir, realize o segundo ciclo adicionando 2 xícaras de vinagre branco no compartimento do detergente. Assim que o segundo ciclo terminar, é interessante retirar a gaveta do detergente e colocá-la de molho em um pouco de água quente com água sanitária. Enquanto isso, passe um pano úmido com água morna por toda a borracha que veda a porta e retire todos os resíduos de detergente ou quaisquer outras sujeiras. Por fim, faça uso de uma escova de dentes para retirar qualquer coisa que tenha restado na gaveta de detergente.



Máquinas lava-e-seca

Corantes ou manchas de cor que possam ter ficado no tambor podem ser removidas com o auxílio de um pano com limpador multiuso cremoso. É preciso limpar também os ventiladores externos que sua máquina tenha. O filtro de fiapos deve ser higienizado em água corrente e, logo em seguida, deixar secar.

 

 

Voltar
}