Blog Puro Bem-Estar

/Tendências

Como higienizar seu ventilador

O verão chegou! E com ele, o calor brasileiro. Nessas horas, o melhor amigo de qualquer pessoa é o bom e velho ventilador para afastar o mormaço e manter os ambientes da casa mais arejados. Mas, como se livrar do pó e dos ácaros que tomam conta do equipamento quando não utilizado?

A limpeza periódica é de extrema importância para que a peça, ao invés de tornar os ambientes mais agradáveis, não jogue ainda mais poeira no ar e aumente a sensação de secura. Por isso, é necessário conhecer algumas dicas rápidas e práticas de como limpar ventiladores, seja ele de teto ou até mesmo portátil.

 

 

PERIODICIDADE

 

Quando falamos em limpeza de ventiladores, estamos falando sobre periodicidade. É necessário estabelecer prazos para que você faça a manutenção higiênica da sua peça. Determine períodos para que sejam limpas as grades, hélices e pedestal do equipamento. Essas partes do ventilador, quando não higienizadas, acumulam ácaros e bactérias que podem ser arremessados no ar durante o uso e acarretam danos nocivos ao nosso sistema respiratório.

Para facilitar seu trabalho na hora da limpeza, que tal criar um calendário? Para os dias de calor, ou seja, no verão, lance mão da limpeza quinzenalmente, afinal o ventilador é usado com frequência nessa época do ano, não é mesmo? E isso vale tanto para as peças instaladas nos tetos, como as peças portáteis. Já nas estações mais frias do ano ou onde se utilize pouco o equipamento, você pode realizar a manutenção higiênica uma vez por mês.

E não é só pela saúde respiratória da sua família que você deve se preocupar com a limpeza do ventilador, não. Além de evitar danos respiratórios a você, limpar o seu equipamento com certa frequência evita que a peça se desgaste e danifique o seu funcionamento, pois a sujeira acumulada exerce um peso contrário à força do motor do ventilador, diminuindo sua vida útil.

 

 

COMO LIMPAR VENTILADOR DE TETO E VENTILADOR PORTÁTIL

Ao contrário do que muita gente pensa, limpar o ventilador é muito simples e fácil. A primeira coisa que deve ser feita é retirar o equipamento da tomada, assim você evita acidentes. Se for um ventilador de teto, é aconselhável que seja desligada a chave de energia da casa.

 

 Para ventiladores portáteis

O ponto positivo desse tipo de ventilador é que as grades podem ser removidas, então o processo fica bem mais fácil. Utilize um pano com uma mistura de água e detergente para a limpeza e, depois, um pano úmido para retirar os resíduos de sabão. Em seguida, monte-o de volta.

 

 Para ventiladores de teto

Cuidado! Não se apoie nas hélices durante o processo, elas não são muito firmes. Utilize a mesma mistura para o ventilador portátil. Caso seu equipamento tenha alguma parte metálica, invista em polidores metálicos para conservar o visual da sua peça. Após o processo, passe um pincel entre as hélices para retirar acúmulo de poeira. Para proteger o funcionamento do seu ventilador, duas vezes por ano aplique óleo na parte móvel do sistema giratório.

 

Agora é só aproveitar o verão e tudo que o seu ventilador pode te proporcionar!

 



Voltar
}