Blog Puro Bem-Estar

/Tendências

5 dicas para eliminar o cheiro de mofo

 

Todo mundo já sentiu um cheiro desagradável nas próprias roupas ou nas roupas de outras pessoas em dias mais úmidos e frios. Muitas pessoas costumam chamar esse odor de "cheiro de roupa guardada", mas, na verdade, a melhor denominação para isso é mofo.

Sim, o mofo! Ele está associado à umidade e, por isso, quando os dias frios chegam é mais comum encontrar as roupas com odor estranho ou manchadas. 

Esse incômodo ocorre nos dias mais úmidos, o que favorece a proliferação de fungos, que são os responsáveis pelo mau cheiro e pelas manchas.

Para você se ver livre de vez deste problema, separamos abaixo 5 dicas sobre como prevenir e amenizar a formação do mofo.

 

 

1. Armários

Nem sempre todas as peças que estão em nosso armário são usadas com frequência. As roupas de inverno são o maior exemplo disso: elas ficam guardadas durante as outras estações do ano e, por isso, ficam mais propensas a desenvolverem mofo.

Assim, o primeiro passo nesse caso é retirar as roupas antes da chegada do frio e lavá-las direitinho em um dia bastante ensolarado e seco.

Feito isso, é preciso estendê-las ao sol, pois assim o cheiro e as manchas são eliminados!

 

 

2. Ventilação

Mantenha a casa sempre ventilada, com as janelas abertas, possibilitando a circulação do vento em toda casa. É a melhor opção para manter o mofo longe dos cômodos;

 

 

3. Madeira

Mantenha os móveis de madeira sempre encerados, pois a madeira possui ranhuras, o que contribui para a proliferação de fungos. As ceras ajudam a aumentar a proteção contra o mofo;

 

 

4. Produtos

É indicado também a utilização de alguns produtos específicos que são grandes aliados na remoção do mofo como bicarbonato, vinagre, a água sanitária ou cloro.

 

 

5. Passo-a-passo para remoção do mofo

Como dissemos, o vinagre e o bicarbonato são grandes aliados contra o mofo e juntos eles funcionam ainda melhor. Primeiro você precisa misturar 1/3 de xícara de bicarbonato em um copo com vinagre. Depois é só aplicar nas superfícies afetadas pelo mofo. 

A mistura também pode ser colocada no espaço reservado para o sabão de sua máquina e as roupas devem ser lavadas normalmente na lavadora. 

Apesar do cheiro não muito bom que a mistura pareça ter, não se preocupe: ele não passará para as suas roupas. Mas se mesmo assim você não ficar convencido, é possível adicionar uma tampinha de amaciante.

Após o término da lavagem, certifique-se de as roupas já não estão mais com cheiro de mofo.

Caso persista, é necessário repetir o procedimento. Dessa vez, esquente a água deixando-a morna e adicione novamente a mistura de vinagre com bicarbonato deixando as roupas de molho em um balde por 30 minutos, para, então, só depois realizar novamente a lavagem.

Como dissemos, o sol e o vento são os fatores que mais podem auxiliar na prevenção de mofo. Pois ao contrário da umidade, ele mantém as peças sequinhas dificultando a proliferação de fungos. Por isso, estenda as peças de forma espaçada no varal e deixe-as secar bem. Uma tarde de um dia quente deve ser o suficiente para deixar as peças bem sequinhas.

 

Mas vale lembrar que, apesar de todas estas dicas, alguns cuidados são primodiais. O armário em que estavam as roupas deve ser limpo minuciosamente; caso contrário, o fungo terá sido eliminado das roupas, mas continuará no móvel.

Sendo assim, realize uma limpeza completa com água sanitária em todas as gavetas, prateleiras e portas. Se possível passe cera indicadas para madeiras para auxiliar na limpeza.

E por fim, deixe abertas portas e gavetas do armário durante um dia inteiro, para que ocorra ventilação.

No final do dia, guarde as roupas de forma a minimizar a aglomeração das peças e procurando manter a limpeza das roupas e do móvel sempre em dia.

 

Voltar
}