Blog Puro Bem-Estar

/Tendências

Como remover manchas difíceis Parte III

 

Esse é o terceiro e último post da nossa série que dá dicas sobre a retirada de manchas difíceis de tecidos e roupas. Jás vimos como retirar manchas de comida e bebida e também como lidar com marcas provenientes do processo de cuidado com as roupas, do uso do dia a dia, dos cosméticos e das tintas. Agora vamos ver algumas dicas para remoção das famigeradas manchas amareladas que surgem em roupas brancas em diferentes tecidos.

 

Geral

 

Uma prática bastante comum na lavagem de peças brancas é o uso de alvejantes com cloro. Se você é acostumado a fazer isso, recomendamos que exclua esse produto da sua lista de compras.

O alvejante com cloro, em um primeiro momento, aparenta o clareamento das peças. No entanto, com o tempo, vai a amarelando e enfraquecendo suas fibras, dando um aspecto de desgaste à roupa.

Se suas vestimentas estão amareladas por práticas de lavagem como essa não há muito o que ser feito: o amarelado causado pelo cloro é definitivo.

Para o cuidado com roupas brancas, de uma forma geral, é recomendado que se use um alvejante sem cloro, a base de água oxigenada (procure na embalagem por peróxido de hidrogênio).

Se a peça for parte branca, parte pigmentada, evite o uso de alvejantes, mesmo que a embalagem diga que seu uso é permitido para roupas coloridas.

Para potencializar o efeito do alvejante a base de água oxigenada e retirar o aspecto amarelado do tecido, acrescente o produto à água quente e lave a peça nessa mistura com sabão. Seque ao sol, e, se necessário, repita as operações quantas vezes precisar.

 

Seda

 

As peças de seda são extremamente sensíveis. Por isso o cuidado com elas tem que ser redobrado. Após lavá-las de forma normal, com água e sabão, e enxaguá-las, você deve deixá-las de molho em uma mistura de partes iguais de água e leite cru por alguns minutos, para lavá-las normalmente pela segunda vez. Esse procedimento já deve ser suficiente.

 

Algodão e Linho

 

Para conseguir retirar o amarelado de roupas feitas de algodão e linho é bom que você ferva a vestimenta por uma hora em uma panela bem limpa, numa solução de sal e bicarbonato de sódio.

 

Lycra

 

A lycra branca exige cuidados especiais. Após lavá-la com água e sabão neutro e enxaguá-la, para tirar as manchas amarelas você pode deixá-la de molho em uma solução de água e bicarbonato de sódio. Não se esqueça que nunca deve secar lycra ao sol. É importante ressaltar que peças coloridas de lycra nunca devem ser colocadas de molho.

 

Nylon

 

Para manter as roupas de nylon brancas sem aspecto envelhecido e amarelado basta deixar a peça por poucos segundos em imersão numa solução com água com fermento em pó.

 

Acha que esse post pode ajudar alguém? Compartilhe com ele então nas suas redes sociais!

 
 
 

Veja também:

 

 

 

 
 
 

 

Voltar
}