Blog Puro Bem-Estar

/Tendências

Como remover manchas difíceis? Parte I

 

Sabemos que para uma lavagem perfeita das roupas devemos ter alguns cuidados, como, por exemplo,  respeitar as instruções das etiquetas.

 

No entanto, algumas manchas parecem impossíveis de sair.

 

Esfregamos, utilizamos diversos produtos, esfregamos novamente? E assim, nos submetemos à um processo que, muitas vezes, ao invés de retirar a mancha, pode danificar ainda mais a peça.

 

Para evitar esse tipo de problema, fizemos uma série com três posts para te ajudar a lidar com os mais variados tipos de manchas.

 

Pensando no quanto é natural (e inconveniente) nos sujarmos com comidas e bebidas, separamos para esse primeiro post dicas para a limpeza dessas manchas.

 

Manchas de comida

 
 

Molhos

 
Geral
Para molhos de um modo geral, recomendamos que cubra a mancha com glicerina e deixe descansar por uma hora. Depois, deixe o tecido de molho em água morna e sabão. Após isso, é só lavar a peça normalmente.
 
Tomate
O ideal, no caso de manchas de molho de tomate, seria que, imediatamente, a mancha fosse esfregada com água e detergente líquido transparente. Outra possibilidade é aplicar ou talco ou amido de milho à mancha e deixar até que seque, para então esfregá-la.
 
Shoyu
É super incômodo, quando em um restaurante japonês, derrubamos shoyu em nossas roupas. Quando isso acontecer, pegue um pedacinho de nabo (geralmente servido nesses restaurantes) e esfregue no local manchado. Depois, é só lavar normalmente a peça que marca sairá facilmente.
 

Frutas

 

Existem manchas de frutas mais resistentes que outras. Inicialmente, aconselhamos que o tecido seja lavado imediatamente com água e sabão, mas isso nem sempre é possível, nós sabemos.

Nesses casos, recomendamos que, primeiramente, a veste seja posta de molho em água, sabão e água oxigenada, para depois ser lavada normalmente.

Caso a mancha ainda não saia, experimente deixar o tecido em leite morno por uma hora e lave novamente.

Se ainda sobrarem resquícios da mancha, você pode lavá-la com álcool e vinagre branco.

Frutas como a banana provocam sinais mais resistentes. Então, será preciso esfregá-la com delicadeza, para não desbotar, usando querosene.

É importante ressaltar que o procedimento para retirada de manchas causadas por sucos naturais de frutas são iguais ao tomada para a respectiva fruta em natura.

 

Chocolate

Tente retirar o mais rapidamente possível o excesso, pressionando um tecido ou um papel absorvente sobre a mancha no momento em que ocorrer. Isso é um processo facilitador para chocolate em temperatura ambiente ou gelado. No caso de chocolate quente ou fondue, essa medida é imprescindível, pois o calor fixa com mais facilidade a mancha.

Depois de retirado o excesso, deixe o traje de molho no leite morno por uma ou duas horas e depois lave normalmente. Caso não saia, esfregue delicadamente o local com álcool ou cubra-o com glicerina e lave-o novamente.

 

Chiclete

O chiclete não é bem uma mancha, mas ele mesmo gera  problemas quando, acidentalmente, gruda em nossas roupas. Para removê-lo você pode tanto passar uma pedrinha de gelo até que ele endureça e saia com facilidade, ou, para agilizar o processo, colocar o tecido em um saco plástico e deixar no congelador

 

Geleia

 
Geral
Não esfregue a mancha para não espalhá-la. Cubra com talco ou amido de milho e deixe secar. Sacuda para tirar o excesso e esfregue com uma solução de ¼ de álcool e ¾ de água. Lave normalmente a peça.
 
Morango
Manchas de geleia de morango exigem um procedimento especial: Coloque o local em água gelada, retire e esfregue com rodelas de limão. Depois, retire o excesso com água pura, deixe de molho em sabão e água morna e lave normalmente.
 

Mel

Faça uma solução de bicarbonato de sódio com água quente e aplique sobre a mancha. Depois, lave normalmente.
 
 

Manchas de bebidas

 

 

Café

As manchas de café são bastante difíceis de tirar, pois a bebida tem um pigmento resistente. Além disso, a mancha é feita, normalmente, com a bebida quente, o que ajuda a fixá-la. Por isso é importante que a peça na qual você derramou café seja lavada de imediato com sabão e água fervendo. Caso isso não seja possível, tente cobrir o local com glicerina por cerca de meia hora e depois lavar com água quente e sabão.

  

Vinho

A mancha de vinho, assim como a de café, pede ações rápidas. O ideal é poder lavar o local o mais rapidamente possível com água morna e sabão. Outra possibilidade é cobrí-la com talco ou farinha para que o pó absorva o líquido.

No caso de não ter conseguido fazer nenhuma das duas coisas, outra tentativa seria a lavagem da vestimenta com suco de limão e água morna.

Se a roupa for branca há a possibilidade de fervê-la em água, sabão e alvejante por 30 minutos.

O vinho tinto também pode ser retirado das fibras das roupas se deixada de molho no vinho branco e depois lavado com água e sabão.

 

Cerveja

Limpar o local com algodão embebido em álcool e depois lavar a roupa em água morna já deveria ser o suficiente para tirar essa mancha. No entanto, se não sair, você pode colocar água oxigenada sobre ponto e depois lave com água morna e sabão novamente.
 
 
 
Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos e família nas redes sociais para que todo mundo possa desfrutar de um jantar sem se preocupar com as manchas!
 

 

Veja também:

 

 

 
 

 

Voltar
}