Blog Puro Bem-Estar

/Tendências

Você conhece o quarto montessoriano?

Já ouviu falar de Maria Montessori? Ela foi a primeira mulher a se formar em medicina na Itália e é a criadora do método Montessori.

O método nada mais é do que um conjunto de materiais que possibilitam que a criança se desenvolva sem nenhuma amarra, de acordo com o seu potencial, com o objetivo de estimular a criança a explorar o mundo ao seu redor no seu próprio ritmo. Ela aprende de forma natural e intuitiva, sem imposições.




Como podemos incluir o método em nossa vida?

Não é necessário levar seu filhote até uma escola especial! Em casa mesmo é possível arrumar as coisas de forma que a criança se sinta confortável e acolhida, cercada do que precisa para se desenvolver integralmente.



O quarto montessoriano

Aplicar os ensinos de Motessori no quarto da criança não tem tanto mistério. Para que ela tenha total autonomia, liberdade e esteja segura em todos os momentos é necessário tapar todas as tomadas e deixar qualquer objeto perigoso longe do alcance dos pequenos!

A cama não precisa ser um berço: pode ser um pequeno colchão no chão, ou uma cama bem baixinha. Desta forma é possível que a criança suba e desça dela sem ajuda e sem perigo.

É importante que o quarto seja pensado para a criança e não para os pais. Os brinquedos devem estar ao alcance dos fihotes, para que eles possam pegá-los a hora que sentirem vontade.


As roupas e utensílios do dia a dia


Não é necessário deixar tudo ao alcance dos pequenos, até mesmo porque, se estimulados demais, eles podem ficar confusos, mas é bom que eles se vistam sozinhos, ou pelo menos comecem a escolher as próprias roupas! E para auxiliar neste processo, deixe algumas roupas ao seu alcance! O mesmo vale para livros, brinquedos e sapatos.

Você pode colocar prateleiras ou nichos pequenos onde é possível guardar os objetos de uso pessoal do bebê, escondendo sempre o que ele não pode mexer sozinho, como pomadas ou remédios.



O chão e as paredes

Não precisa colorir ou encher de enfeites o quarto! Coloque um espelho na altura da criança, bem fixo para evitar acidentes. Quanto ao resto do ambiente, lembre-se que muitos estímulos podem atrapalhar ao invés de ajudar.

Para evitar o choque térmico de um chão frio, coloque um tapete montessoriano (um tapete especial, que tem relevo antiderrapante e amortece quedas) no quarto. Assim, em caso de quedas, ninguém se machuca!

E quando for a hora de começar a andar, coloque uma barra na parede. Bem fixa e na altura da criança. Isso vai ajudar bastante!

Adoramos a proposta do método, e você?



Voltar
}