Blog Puro Bem-Estar

/Tendências

Casa mais colorida!

 

Ao invés de gastar um bom dinheiro em móveis novos, saiba que há uma maneira muito sustentável, barata e o melhor, na moda, para decorar a sua casa.

É a pintura de móveis usados! Além de trazer alegria aos ambientes da casa, móveis antigos estão em alta no ambiente da decoração. Se pretende transformar móveis velhos em peças mais bonitas e atuais, você precisa saber como restaurá-los da maneira correta, confira o passo a passo e algumas inspirações:

 

Preparação

1. Antes de começar a restaurar qualquer móvel, prepare todo o material necessário, bem como o espaço onde irá proceder ao restauro. Utilize luvas e máscara, e proteja o chão com cartão ou outro material.

2. É importante que proteja ou retire todas as ferragens, maçanetas, puxadores e outras superfícies que não quer alterar.

3. No caso de querer pintar um móvel que ainda possui tinta antiga ou verniz, poderá ser necessário decapá-lo. Através do químico decapante, a tinta e o verniz serão facilmente eliminados, com a ajuda de uma espátula.

 

Corrigir Defeitos

1. Analise todo o móvel, de modo a perceber o estado em que se encontra e qual o grau de necessidade de restauro. Nos casos dos móveis em melhor estado, com fendas pequenas, basta utilizar um retocador de madeira, e aplicar com a espátula.

2. Fissuras mais profundas e evidentes necessitam de preenchimento. Para reparar os defeitos, utilize pasta de madeira, e aplique com a espátula.

3. Assim que o produto tiver secado totalmente, lixe a superfície, até ficar totalmente lisa.

4. No final, passe um pano de flanela por todo o móvel, para retirar o pó.

 

Pintura e Verniz

1. Para pintar um móvel de madeira, será necessário aplicar, previamente, o primário. Depois de aplicar a primeira demão e deixar secar, poderá aplicar uma outra camada, se necessário. No final, lixe a superfície, removendo as zonas ásperas.

2. É importante que escolha uma tinta adequada às características do material, bem como ao resultado final que pretende. Tenha em conta a escolha da cor, a textura e o acabamento da tinta.

3. Com uma trincha ou rolo de esponja, aplique a primeira demão. Deixe secar durante algumas horas, para poder passar à segunda demão.

4. No caso dos móveis que precisam apenas de ser envernizados, deverá aplicar duas a três demãos de verniz, sempre com um intervalo de cerca de 6 horas.

5. Nos móveis encerados, aplique primeiro uma demão de verniz diluído. De seguida, lixe, limpe e aplique a cera, com um pano de algodão. Ao fim de 24 horas a secar, é altura de polir com um pano de camurça, para um acabamento brilhante.

 

Hora de se inspirar!

 

Voltar
}