Blog Puro Bem-Estar

/Tendências

Dicas para as viagens das férias

Chegou o momento tão aguardado de arrumar as malas e viajar! Embora seja empolgante, este pode ser um período de transtornos, até pela grande demanda de pessoas em aeroportos, rodoviárias, hoteis e etc... Confira as dicas do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) para as viagens:

- BAGAGEM: Identifique com etiquetas todas as suas malas com informações como seu nome, endereço completo e telefone. Em caso de extravio, com essas informações será mais fácil contatá-lo. Outra dica importante é declarar o valor da bagagem. Assim, se sua bagagem for extraviada, a empresa o indenizará de acordo com o valor declarado. Vale ressaltar que objetos de valor como joias, dinheiro em espécie e eletrônicos não são aceitos na declaração. Por isso, é recomendado levá-los na bagagem de mão ou deixá-los em casa, se possível. Se a bagagem for danificada ou desaparecer antes de sair da área de desembarque, dirija-se ao balcão da empresa tendo em mãos o comprovante de bagagem e preencha o RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem). Se houver sinais de violação da mala ou sumiço de objetos, a companhia deve ser comunicada e a indenização deve ocorrer em até 30 dias a partir da data da reclamação. Tanto no aeroporto como na rodoviária, a partir do momento que o check-in é realizado, a empresa passa a ser responsável pela bagagem do passageiro e, caso ocorra extravio ou danos de bagagem, cabe a ela indenizá-lo. Se o extravio ocorrer na ida, a companhia aérea deve arcar com as despesas referentes à compra de itens essenciais, como produtos de higiene e roupas (guarde todos os comprovantes).

- ATRASOS E CANCELAMENTOS: Caso ocorra atrasos ou cancelamentos, a empresa de transporte deve cumprir com as suas obrigações. Se o ônibus atrasar por mais de uma hora, o consumidor pode solicitar outra passagem - para outro dia ou horário - para o mesmo destino ou pedir de volta o valor pago por ela. Se viajar de avião, direitos como ligações telefônicas, acesso à internet, alimentação e hospedagem são obrigatórios e variam de acordo com o tempo de atraso, tendo que ser oferecidos gradualmente pela companhia aérea. Caso o voo seja cancelado, o passageiro pode pedir o reembolso ou escolher outro dia e horário para viajar. Independentemente do tempo de atraso, caso o passageiro perca um compromisso importante, pode recorrer à Justiça para pedir indenização.

- CONSULTE-SE SOBRE AS AGÊNCIAS E SERVIÇOS DE VIAGEM: Antes de contratar o serviço de uma agência de viagem, guia turístico, locadora de veículos etc., verifique se a empresa está cadastrada no site do Ministério do Turismo e se há reclamações contra ela no Procon, em outros sites e nas mídias sociais. Se a hospedagem e/ou o transporte forem fechados por meio de uma agência, ela é solidariamente responsável por qualquer problema que ocorra durante a viagem. Isso também vale para sites e aplicativos que fazem reservas de hospedagem e transporte, que também são responsáveis por lei por cumprir com o que foi anunciado. Uma dica importante é fotografar a página da oferta e demais condições para ter mais segurança em caso de reclamação.

Fonte: Vila Mulher

Voltar
}