Blog Puro Bem-Estar

/Sustentável

Tipos de verniz

 

Você sabe para quê serve o verniz? E sabia que existe diferentes tipos de verniz para diferentes superfícies?


Ele é o responsável pela proteção e acabamento às superfícies de madeira. Em contruções civis, vemos o verniz ser utilizado mais em portas e janelas de madeira, porém, por mais que não reparemos, eles são usados também em telhas, concreto, tijolos entre outra superfícies. Então, por conta dessa variedade de superfícies, existem diferenças entre os tipos de vernizes. Por exemplo: para madeira, além de optar por um verniz próprio para este material, é necessário saber se a madeira ficará exposta a chuva e sol, como, por exemplo, um deck. Neste caso, opte por um verniz que possui alta durabilidade e maior resistência a radiação ultravioleta (UV). Ou, além das características básicas que o verniz oferece, você precisa de um verniz tingidor, que é utilizado para dar cor a madeira ou apenas para dar acabamento a superfícies internas. Você pode usar verniz acrílico a base de água ou solvente incolor, que ainda tem opções de acabamento brilhante, semi-brilho e fosco.   Outro exemplo é a superfície de concreto que tem três variações de verniz: acrílico a base de água (mais utilizado em ambiente interno), acrílico a base de solvente (para área externa) e epóxi (indicado apenas para uso profissional).


É importante saber antes de comprar qual a superfície a ser aplicada, a metragem da superfície, a localização dela no ambiente e o tipo de acabamento que você quer obter. Agora você está pronto para começar o trabalho!
Siga essas informações, assim você conseguirá comprar o verniz correto e ainda, preservar o meio ambiente, pois o verniz protege por anos, e você não precisará ficar reformando a casa. (portas, janelas) 

Voltar
}