Blog Puro Bem-Estar

/Sustentável

A sua lavadora é econômica?

 

A facilidade que a invenção das lavadoras trouxe para nossas vidas é incontestável. Com elas é  possível lavar muito mais roupas em menos tempo e sem se preocupar com estar sempre esfregando manchas.

Mas uma questão que pode passar batido para muito de nós, clientes, é a energia e a água que são consumidas todas as vezes que a lavadora é ligada.

Por isso é preciso prestar atenção se o produto adquirido possui alguns pré-requisitos que auxiliam na utilização consciente e econômica de uma lavadora.

Algumas pessoas podem pensar que apesar das facilidades da lavadora, utilizar o tanque para o processo de limpeza das roupas pode ser mais econômico.

Mera ilusão! Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), deixar a torneira do tanque aberta durante 15 minutos para a execução da lavagem manual pode gastar até o dobro de água (279 litros) do que em  um ciclo da máquina de lavar com capacidade para 5 kg.  

A capacidade das máquinas de lavar também auxiliam no baixo consumo de energia.

Dependendo das pessoas que vivem com você, uma máquina pequena pode demandar muito mais gasto, pois será necessária mais de uma lavagem para a limpeza de todas as roupas, do que uma lavadora grande, por exemplo, que comporta muito mais roupas e as lavas todas de uma só vez.

No mercado há uma gama variada de tamanhos e modelos de lavadoras, que buscam atender as diferentes necessidades dos clientes.

As lavadoras mais compactas, que são indicadas para pessoas que vivem sozinhas ou casais que não tenham filhos, geralmente podem variar de 3kg a 9kg por exemplo.

Já as máquinas maiores para quem divide casa com muitas pessoas ou possui uma família grande podem variar de 10kg a 17kg.

 

A lavadora ideal para o consumo consciente

Compreender a quantidade de água utilizada por cada uma das lavadoras e a frequência do seu uso é muito importante para conseguir economizar de forma sustentável e conseguir reduzir as contas de água e de luz no final de cada mês.

Abaixo realizamos um quadro de comparação dos diferentes tipos de lavadoras e seu consumo de água para auxiliar a sua economia no dia a dia:

 

 

O consumo eficiente

Para facilitar a compra de produtos mais eficientes é sempre interessante consultar antes a descrição dos produtos no site das empresas.

Muitas delas  buscam sempre disponibilizar a descrição de seus produtos em seus sites, colocando as especificações técnicas e os detalhes de cada equipamento.

Uma informação que é muito importante estar de olho é se o produto possui o selo Procel de eficiência energética, aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Segundo site do INMETRO, o Selo Procel  serve para orientar o consumidor durante a compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria.

O selo também tem a função de estimular a fabricação e a venda de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a redução de impactos ambientais.

Foi pensando na sua economia, que todas as lavadoras da Latina possuem Selo Procel em eficiência energética e baixo consumo de água, além de possuir alto rendimento de lavagem.

 

Veja também:

 

 

 

Voltar
}