Blog Puro Bem-Estar

/Sustentável

Decoração com palets e caixotes

Já faz um bom tempo que os palets e os caixotes de frutas transitam nos principais blogs e revistas de decoração, assim como já vimos presentes em diversos ambientes de casa de amigos e familiares. Muitas empresas também adotaram os palets e os caixotes no visual merchandising de suas lojas. Não sabemos dizer ao certo onde e quando a moda começou, mas podemos dizer que nós adoramos! Além de transformar ambientes em espaços únicos, com muito estilo e identidade, usar palets e caixotes na decoração é sustentável e contribui para que estes materiais sejam reaproveitados e não descartados no meio ambiente.

Reunimos em nosso Pinterest uma série de ideias para te inspirar. Se você não estava pensando em mudar a decoração da sua casa, com certeza vai mudar de ideia e sair por aí, coletando palets e caixotes para naquele cantinho que anda precisando de uma repaginação. E o melhor de tudo: é possível transformar muito, gastando o mínimo possível! 

Um dos lugares que mais observamos a aplicação de palets e caixotes é no quarto - seja na cama ou na mesa de cabeceira ou até em um canto para leitura.

É impressionante como um elemento tão rústico pode transferir tanto aconchego!

 

Procure combinar elementos da mesma tonalidade, caso queira conferir um status mais rústico ainda. Aqui a escala de cinzas foi a escolhida, mas tons pastéis no geral ficam muito harmoniozos também.

 

Capriche também na iluminação. O cordão deu um toque extremamente encantador ao quarto. Neste post ensinamos você fazer o seu prórprio cordão de luz.

Um cantinho sobrando no quarto se torna-se um gentil e convidativo espaço para leitura.

 

Use também palets para o quarto das crianças. Usar rodinhas na base ajuda na hora da limpeza e também de mudar a disposição dos móveis no quarto. A cartela de cores utilizada nas almofadas e no lustre é a mesma, o que confere equilíbrio no ambiente. Repare que a cabeceira é feita de porta antiga, que provavelmente seria descartada em alguma obra. Incrível, não?

 

Combinando estamas e com algumas gavetas, o caixote se transforma em um criado mudo muito útil e bonito, é claro!

Aplique uma ou duas mãos de tinta - escolha uma cor que complemente a decoração do quarto - e você ganha uma irresistível mesa de cabeceira.

 

Mas não é só nos quartos que os palets e caixotes podem ser usados. Já pensou em usá-los no banheiro?

Essa ideia de porta toalhas não tem segredo nenhum. Um palet, uma parede, uma toalha = um banheiro único e orginal.

Os caixotes além de decorativos, são funcionais! Pra que gastar dinheiro com aqueles armários que nunca ficam bem dispostos no banheiro?

 

 Aposto que o seu banheiro nunca mais será o mesmo depois destas dicas!

 

Mudando de cômodo, é impressionante o que se pode fazer na sala de estar com caixotes e palets!

Neste ambiente o branco domina a decoração - pinte os caixotes também - e os outros ítens como almofadas e objetos decorativos podem ser trocados de cor de tempos em tempos, para você não enjoar e sempre renovar o ambiente. Aqui, a funcionalidade de uma estante dividindo ambientes. Gostamos do modo como elas foram dispostas e da planta, conferindo o ar rústico à peça.

Este modelo de mesa de centro é clássico na decoração com caixotes de madeira. Analise a cor do sofá, do tapete e escolha o melhor tipo de verniz que se adequa à decoração: claro ou escuro. Complete com uma flor. Você dá uma cara nova à sua sala com um investimento baixíssimo!

 

 

Não podemos esquecer dos sofás!

Aqui as rodinhas também entram em ação, para facilitar a locomoção do móvel. Este sofá é o centro das atenções. Se o seu estilo é mais discreto, os acentos e almofadas devem ser em tons pastéis/ neutros. Mas permita-se ousar, combinar cores, padrões e tonalidades. Há muita versatilidade e o custo do móvel permite você mudar sempre a cara do seu sofá!

 

Aproveite que está com a mão na massa e faça um agrado ao bichinho de estimação da casa!

Os caixotes são itens funcionais e conferem um estilo único à mesinhas também. 

Nestes modelos, cabos de vassoura foram usados para os pés. Observe que tanto no tom original, com uma mão de verniz ou coloridos, eles proporcionam a rusticidade e podem sim, ser usadas cores fortes e contrastantes nos elementos decorativos e na própria peça.

 

 

Se preferir, use os caixotes diretamente no chão. Abrigue almofadas e mantas de sofá, revistas ou livros, ao lado da poltrona. Só de olhar, não dá uma vontade de ficar aconchegado nesse canto?

   

Estamos sem palavras para este projeto único, que divide o loft em dois ambientes, utilizando caixotes de plástico - aqueles que usualmente encontramos em feiras de rua. Aposta-se em elementos monocromáticos para conferir, além de autenticidade, unidade ao ambiente:

 

Não dá vontade de executar tudo e mudar todos os cantos da casa?

No próximo post, daremos dicas para usar os palets e caixotes no home office, na cozinha, no jardim, em festas e nos negócios.

Agora mãos a obra!

 

Veja também: 

 

 

Voltar
}