Blog Puro Bem-Estar

/Sustentável

Sustentabilidade possível: adote!

O crescimento da população e os maus hábitos de consumo que adotamos nas últimas décadas têm feito muito mal para a saúde do planeta e isso todo mundo já sabe. Outra coisa que também não é novidade é a necessidade de adotarmos a postura do consumo sustentável e reduzir desperdícios. Estas medidas ajudam não só o planeta, mas o seu bolso.

A grande dúvida é: por onde começar? Recentemente publicamos aqui 4 dicas para economizar energia elétrica, o que já é um passo importante e hoje vamos abordar algumas atitudes você pode incluir no seu dia a dia, sem causar grandes transtornos. Vamos tentar?

 

Utilize água com consciência

 

 

Uma torneira pingando uma gota por segundo desperdiça 46 litros de água em um dia, 1380 litros em um mês. Quando falamos sobre o uso consciente da água as medidas são muito simples: não escovar os dentes com a torneira aberta e deixar um balde no box para coletar o excesso que cai do chuveiro, por exemplo. Fizemos aqui um post sobre ?Economia Hídrica: Dicas?. Vale a pena conferir!

 

Você realmente precisa disso?

 

 

Um dos grandes vilões do planeta é o plástico. Nem nos damos conta, mas já parou para contar quantas garrafinhas descartamos por aí? Estudos mostram que só no Brasil descartamos 30 milhões de garrafas PET por dia!  Vamos fazer uma conta simples: se comprar uma garrafinha de água por dia, em seis meses você gera 180 garrafas PET para o planeta. Com o mesmo valor gasto na compra destas garrafas você compraria dois purificadores PN535 e ainda sobraria troco para várias squeezes bem legais. Ou seja, com o gasto de 6 meses em garrafinhas PET você garante 10.000 litros de água purificada, o equivalente a 20.000 garrafinhas PET a menos no planeta.

 

Exercite-se e dependa menos do carro!

 

Sabemos que o carro é fundamental para o dia a dia de muita gente, mas será mesmo que não existe outra alternativa para todos os seus destinos? Ficamos tão habituados a usar o carro que usamos para ir à padaria que fica a duas quadras de casa e até para irmos caminhar. Não é irônico, pegar o carro para ir caminhar em outro lugar? Que tal ir para a academia de bicicleta e pelo menos uma vez na semana ir ao trabalho de transporte público e com isso reduzir as suas emissões de carbono?

 

Tampe suas panelas

 

Parece besteira, mas com o simples ato de tampar as panelas enquanto cozinha você consegue concentrar mais calor e economizar o gás, que, assim como a gasolina, é um combustível fóssil e finito.

Outra dica simples na cozinha é descongelar e reaquecer alimentos no vapor. Ao invés de ligar o microondas, coloque o prato na boca da panela que estiver no fogo e tampe. O vapor vai aquecer o prato e só vai demorar um pouquinho mais que no microondas sem gastar mais!

 

Seja um agende de mudança

 

 

Assim como você chegou até aqui sem saber como ajudar o planeta, outras pessoas ao seu redor podem ter as mesmas dúvidas. Compartilhe essas e outras ideias de sustentabilidade simples, que possam ser utilizadas pelos seus amigos e família. Presenteie-os com canecas e estimule a redução do consumo de copinhos de café, promova um projeto de caronas no seu prédio e seja um agente de mudança consciente, sustentável e possível.

 

 

Você vai gostar de ler...

 

Voltar
}