Blog Puro Bem-Estar

/Sustentável

Preserve a vida!

Hoje é dia Mundial do Meio Ambiente e durante o mês todo de junho vamos dar dicas de como cuidar melhor do planeta em que vivemos.

Para começar, vamos falar do mar: aquele que encanta, que citamos na literatura (com os olhos de ressaca de Capitu) e que tem uma diversidade de vida dentro de si. Os oceanos são riquíssimos em espécies diferentes, mas estão sofrendo bastante com nossos maus hábitos.

Por isso separamos 5 dicas para te ajudar a cuidar melhor do oceano:

1. Diminua o uso de plástico descartável

Ano após ano, toneladas de plástico vão parar nos mares, afetando a vida marinha. Peixes acabam ingerindo esse material, ou ficando presos nas tiras, o que facilita a sua captura por predadores. Sabemos que é muito difícil acabar com o plástico em nossa rotina, mas dá para diminuir o que vai para o lixo: reutilizando e reciclando, investindo em refis dos seus produtos preferidos e evitando a compra de embalagens descartáveis!

2. Evite comprar produtos que tenham sido feitos a partir de vida marinha

Produtos que sejam resultado da caça indiscriminada de peixes ou mariscos, ou bijuterias feitas com coral, afetam de forma muito negativa o ecossistema marinho. Na hora que for comprar a ração do seu animalzinho ou um enfeite novo, saiba do que eles são feitos e qual é a postura da fabricante em relação ao meio ambiente. O mar agradece!




3. Quando for comer frutos do mar, saiba de onde eles vieram

Pergunte e descubra como o restaurante ou empresa fez a pesca: é uma empresa responsável? A procedência é confiável? Se a resposta for sim, aproveite! Se houver dúvidas (ou evitarem te responder de forma direta), desconfie: a pesca irresponsável de peixes e mariscos atrapalha muito o equilíbrio marítimo.

4. Apoie organizações que cuidam do mar!

Existem várias ONGs que se dedicam ao cuidado da vida marinha! Você pode tanto se voluntariar quanto comprar produtos da organização como camisetas, chaveiros, canecas ou então ser um contribuinte, doando uma quantia mensal. Encontre uma ONG de confiança e invista!




5. Curta a praia com consciência

E, por fim, cuide da praia! Quando for passear, fazer piqueniques e aproveitar tudo o que o litoral oferece, seja consciente: recolha todo o lixo, e não deixe nada para trás. Mantenha a praia limpa e linda!

Nós nos preocupamos com o meio ambiente, e você?

Voltar
}