Blog Puro Bem-Estar

/Sustentável

Consumo verde, ético e responsável

 

A cada vez mais cria-se a necessidade de pensar sobre cada ato de consumo, pois as escolhas que fazemos ao comprar "isso" ou "aquilo" estão definindo a velocidade com que se esgotam os recursos naturais, por exemplo. A crise ambiental tem mostrado que o padrão de consumo convencional não é sustentável.

Por isso, surge cada vez mais forte o movimento do "consumo verde", que seria mas ético e responsável. 

Consumo ético, responsável e consciente são expressões que surgiram como forma de incluir a preocupação com aspectos sociais, e não só ecológicos, nas atividades de consumo.

Consumir verde não é apenas consumir menos. Ser um consumidor verde é também comprar melhor e exigir mais. Exigir mais das empresas, dos governantes e dos demais cidadãos.

Saber a origem dos produtos que consome é um dos pontos mais cruciais; ter conhecimento da responsabilidade social e para com o meio ambiente das empresas. É importante buscar os trabalhos que muitas ONGs fazem para avaliar os impactos das empresas. O Idec, por exemplo, tem o Guia de Bancos Responsáveis, avaliando as relações com funcionários, os direitos dos consumidores e os impactos ambientais dos projetos financiados, com um que guia traz uma acervo enorme de informações para que você possa saber mais.

Sustentabilidade é um tripé, ambiental, social e financeiro.

 

Voltar
}