Blog Puro Bem-Estar

/Sustentável

Erros na hora de reciclar seu lixo

 

1. Separar o lixo de forma errada

Uma das etapas mais importantes da reciclagem é separar o lixo. A separação do lixo facilita o trabalho daqueles que vivem disso, como catadores, garis e ainda de organizações que se dedicam a reciclar resíduos. Se no seu bairro houver coleta seletiva, melhor ainda. Dessa forma, haverá um destino correto para todo tipo de material descartado.

2. Descartar eletrônicos no lixo comum

Em pouco mais de um ano, um celular já pode estar obsoleto. Surgem modelos novos a todo momento e os eletrônicos são cada vez mais descartáveis. A necessidade da compra se faz cada vez mais presente e com isso se torna um hábito acumular aparelhos de telefonia móvel, notebooks e computadores de desktop antigos em casa. Mas engana-se quem pensa que ao fazer uma limpeza em casa, é só juntar os objetos acumulados e jogá-los na lixeira.

Estima-se que no Brasil apenas 2 % dos celulares sejam destinados à reciclagem, o que provoca danos ao meio ambiente. Mas já é possível mudar este panorama. Existem projetos e Organizações Não-Governamentais, que atendem a esta demanda.

Há inclusive um programa do Ministério das Comunicações, que recebe computadores antigos para ações de inclusão digital. Os dispositivos podem ser recebidos nos chamados Centros de Recondicionamento de Computadores. Além disso, há uma série de empresas que fazem este tipo de coleta de lixo. Você pode ainda verificar se a empresa de que você adquiriu o dispositivo pode recebê-lo de volta. Muitas já prestam este serviço.

3. Deixar objetos cortantes desprotegidos

Uma coisa é certa: você não será a última pessoa a tocar neste lixo. Catadores, garis, pessoas em condições extremas de pobreza e até mesmo animais podem revirar os seus resíduos, seja à procura de alimentos, de objetos para o próprio uso ou para reciclagem. Por isso, proteja-os com caixas de papelão ou enrole em folhas de jornal objetos cortantes que foram descartados, como pedaços de vidro, facas, lâminas e quaisquer outros materiais pontiagudos ou que possam machucar alguém?

4. Jogar fora embalagens sujas

Não adianta, se a embalagem estiver suja será mais difícil e demorado reciclá-la. Caixas de pizza e que guardam outros tipos de alimentos, com trios de lanches fast-food, ficam engordurados por causa da comida que carregam. Este tipo de material deve ser desconsiderado e o restante, lavado.

 

Fonte: Dicas de Mulher

Voltar
}