Blog Puro Bem-Estar

/Sustentável

Lixo de uns, luxo de outros

Sabia que boa parte do que você acha que é lixo e joga fora, pode ser reciclado? Sabia que pode virar objetos úteis e até mesmo esculturas?
Mas, temos que saber separar o que realmente é lixo, o que podemos jogar no reciclável e os que nós mesmos podemos recliclar. Cerca de 40% do lixo que despachamos para a reciclagem volta para os lixões e aterros urbanos. Em parte, isso ocorre porque os resíduos não são reaproveitavéis por nenhuma indústria - e também voltam aos lixões. Por isso, é importante saber exatamente o que é reciclável. 


Anote o que é lixo comum ( não-reaproveitá vel): papes sujos e sanitários, papel-carbono, papel de fax,plastificados, papéis mistos ( metalizados, plastificados, parafinados) , etiquetas adesivas, clipes e esponjas de aço, copos de café,sacos de salgadinho, embalagens de biscoito, isopor, filme fotográfico, misturas de plásticos com metal (como as embalagens de queijo ralado),

E existem outros que não são recicláveis, mas você pode usar a criatividade (a não ser que estejão quebrados). São esses: espelhos, lâmpadas, vidros planos ( como vidros de janelas).

O lixo orgânico( restos de comida) também devem ir para a coleta comum, a menos que haja local próximoonde seja feita a compostagem - transformação dos resíduos em adubo. O resto ( vidros, metais, papéis, e plásticos recicláveis) deve ser encaminhado para a coleta seletiva municipal ou para as cooperativas de catadores.

 

E abaixo, vão algumas dicas para você reciclar e reutilizar!

 

Fonte: agrisustentavel

Voltar
}