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Goji Berry: fruta aliada da saúde

Se você faz dieta, certamente já ouviu alguém falar sobre a 'milagrosa' Goji Berry, a fruta chinesa que tem sido a sensação do momento! Mas vamos começar estabelecendo que alimentos milagrosos não existem, nenhum alimento é completo em si. O que existem são alimentos com mais propriedades do que outros e essa frutinha vermelha tem se destacado com muitos benefícios.

A goji berry é 50 vezes mais rica em vitamina C do que a laranja, por exemplo, o que aumenta as suas propriedades antioxidantes. Uma colher de sopa tem cerca de 50 calorias (então como lanche da tarde pode ser uma opção boa se o objetivo é emagrecer); o ideal é consumir no máximo duas colheres de sopa por dia. Ela tem sido considerada um superalimento, rico também em substâncias anti-inflamatórias, vitaminas e minerais.

Conheça o top 5 de benefícios da Goji Berry para a saúde: 

1. Combate a gripe
A goji berry aprimora a ação de células responsáveis por ativar unidades do sistema imune que combatem infecções, segundo alguns estudos já realizados. Além disso, a alta concentração de vitamina C fala por si só.

2. Melhora a visão
A fruta se destaca também pela presença dos carotenoides, grupo do qual fazem parte o betacaroteno, a luteína e a zeaxantina. Esta, aliás, é a grande representante da turma, já que responde por quase 60% do conteúdo de carotenoides da fruta. Todo mundo já sabe que as substâncias dessa classe são capazes de prevenir problemas sérios de visão, como aqueles que afetam a parte central da retina, que é responsável por captar os detalhes.

3. Previne câncer
A alta quantidade de betacaroteno presente na goji berry é outro destaque: seis colheres de sopa da fruta (100 g) concentram 7,4 mg desse nutriente, enquanto a mesma porção de cenoura? tem 4,7 mg. Graças ao seu poder antioxidante, o betacaroteno impede o aparecimento de tumores ao combater os radicais livres, substâncias capazes de provocar mutações nas células.

4. Auxilia o intestino
A goji berry é abundante em fibras - importantes para o bom funcionamento do intestino. Seis colheres de sopa da fruta (100 g) têm 7,4 mg de fibras. A mesma quantidade de feijão tem 6,4 g do nutriente.

5. Ajuda a emagrecer
O índice glicêmico da Goji Berry é considerado baixíssimo, se compararmos com outras frutas consideradas leves. Na escala de índice glicêmico (IG), ela soma ínfimos 29 pontos (a melancia, por exemplo, tem índice 72). Alimentos com menos de 50 são considerados de baixo IG. E a vantagem disso é simples: como eles não fazem os níveis de glicose disparar, o pâncreas não precisa liberar de vez uma enxurrada de insulina no sangue para dar conta de todo o açúcar excedente. Lembrando que outra função desse hormônio é armazenar energia no corpo - inclusive na forma de gordura. Daí a importância de priorizar alimentos com baixo IG.

Fonte: M de Mulher, Revista Saúde, Dicas Mulher.com.br

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