Blog Puro Bem-Estar

/Saúde

Mentir faz mal a saúde.

É 1 de abril, já contou quantas piadas você caiu hoje? E as que ainda estão por vim? Prepare-se!

Após passarem as piadas, não custa avisar ao amigo mentiroso que ele pode estar fazendo mal a saúde. Isso mesmo! Foi o que descobriu um grupo de psicólogos da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos.

Eles reuniram 110 pessoas, de 18 a 71 anos, e as separaram em dois grupos. Um deles foi instruído a evitar mentiras por 10 semanas, enquanto os outros não receberam nenhuma recomendação especial. A cada sete dias, todos os voluntários tinham de ir até o laboratório para completarquestionários sobre saúde e para passar por um detector de mentiras para descobrir quantas vezes haviam enganado alguém na semana.

Ao longo do teste, o grupo dos não-mentirosos mostrou uma melhora na saúde física e emocional. Quando deixavam de contar pelo menos três mentiras (importantes ou não) durante a semana,cortavam até quatro reclamações sobre tensão ou melancolia e outras três sobre dores de cabeça ou garganta. No outro grupo, quando os participantes cortavam três mentiras, relatavam até duas reclamações a menos sobre a saúde mental e uma a menos sobre problemas físicos.

Pois é, segundo a pesquisa, uma vida com menos mentiras parece reduzir o estresse do dia-a-dia e evitar alguns incômodos físicos e emocionais. O que é bem mais gostoso, não acham? 

Daqui para frente, sem desculpinhas e apenas verdades, hein!

Via Super Interessante

Voltar
}