Blog Puro Bem-Estar

/Saúde

Os vários benefícios do chá vermelho!

 

Extraído da erva Camellia Sinensis, assim como o chá branco e o chá verde, o chá vermelho é muito conhecido por seus benefícios, que trazem bons resultados para o corpo sem prejudicar a saúde. Se diferencia em relação aos outros na sua forma de processamento e fermentação, que é um pouco maior que às demais variedades.

Rico em sais minerais, vitamina C, cafeína, antioxidantes como flavonóides e polifenóis que combatem o envelhecimento precoce, o chá vermelho é famoso por acelerar o metabolismo e queimar as calorias.

Quais os benefícios do chá vermelho?

Os benefícios do chá vermelho para nossa saúde são muitos. Além de agir no metabolismo, favorece a redução do colesterol, desintoxica, facilita a digestão e até  é antidepressivo!

Também é muito conhecido por ajudar a queimar as gorduras do organismo através da urina, combater o inchaço e diminuir o apetite.

O aconselhável é tomar até quatro xícaras ao longo do dia. Evite tomar durante o período da noite, por ser rico em cafeína, o chá vermelho pode atrapalhar o sono. Gestantes, pessoas com gastrite e arritmia cardíaca devem evitar consumir o chá vermelho.

Em forma

Apesar de oferecer diversos benefícios a saúde, a principal procura pelo chá vermelho está relacionada ao combate à gordura. Acredita-se que a bebida ajuda a emagrecer até dois quilos por semana. ?O chá acelera o metabolismo, portanto, ajuda na queima de calorias e medidas. O consumo recomendado é de, no mínimo, quatro xícaras por dia?, conta Samantha.

No entanto, vale ressaltar que a bebida é apenas uma coadjuvante no processo de emagrecimento.

Além de acelerar a perda de peso, a bebida ainda diminui o inchaço, facilita a digestão e retarda o envelhecimento.

 

Mais feliz!

Embora ainda não esteja comprovado cientificamente, o consumo de chá vermelho tem apresentado sinais positivos nesse sentido. Por ser enriquecida de vitaminas importantes, a bebida promove uma sensação de bem-estar e apresenta melhora discreta nos sintomas da depressão.Outra característica que se destaca no chá vermelho é o seu poder antidepressivo. Em meio à correria e às pressões do dia-a-dia, muitas pessoas buscam uma fórmula para combater e prevenir a depressão.

Há alguns estudos mostrando a relação do chá vermelho [Camelia sinensis] na modulação de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar. São os neurotransmissores que vão garantir essa sensação. O ideal é o consumo de três a quatro xícaras por dia.

Contraindicações

Mesmo sendo um tratamento natural, o chá vermelho possui contraindicações. A ingestão em excesso da bebida pode ocasionar problemas como ansiedade, insônia, TPM e cálculos renais.

Deve-se evitar o consumo à noite, pelo fato de o chá vermelho conter cafeína. A bebida ainda é contraindicada para pessoas com gastrite, arritmia cardíaca e gestantes.

 

Modo de preparo

O chá vermelho é encontrado no mercado em folhas e em pó. Para prepará-lo, é preciso deixá-lo em infusão por 3 minutos em água fervida.

A bebida pode ser consumida quente ou gelada. O ideal é que se consuma de três a quatro xícaras ao dia e evitar ingeri-lo à noite.

Voltar
}