Blog Puro Bem-Estar

/Saúde

Prevenção de doenças: proteja-se no inverno

 

Quando o inverno começa a se aproximar, muitas pessoas já se preocupam com a possibilidade de adquirirem as doenças típicas dessa estação do ano. Mas antes de se desesperar e acabar sofrendo com uma delas, é possível se prevenir e conseguir passar imune pelo inverno.

Os dias frios do inverno fragilizam nossa saúde, já que o corpo precisa gastar mais energia para controlar sua temperatura, o que acaba diminuindo o sistema imunológico, deixando o corpo mais predisposto a doenças. Ficar excessivamente em locais fechados também ajuda o contato com mais bactérias, ácaros e vírus.



Doenças de inverno

 

Gripe

A doença mais popular e democrática do inverno é a gripe. É a mais fácil de ser transmitida, bastando apenas contato com uma pessoa contaminada ou estar no mesmo ambiente que ela para pegar a doença através do ar. Seus sintomas são coriza, dores no corpo, febre, espirros e obstruções nasais.

 

A média de tempo da doença é de uma semana, com o próprio corpo a combatendo, mas para pessoas com saúde mais frágil e com alimentação pobre em vitaminas e sais minerais, ela pode se estender e até dar margem a outras doenças. O tratamento auxiliar é o repouso, antitérmicos, vitaminas e muita água.

 

Sinusite

Outra doença muito comum é a sinusite. Ela pode ser causada por uma gripe mal curada, com a inflamação dos seios da face e dos arredores do nariz, causando muita dor; ela também pode ser causada por alergias. Em casos mais intensos da doença, há inchaço em todo o rosto e fortes dores de cabeça que são irradiadas também para ouvido e garganta. O tratamento é feito com antibióticos e descongestionantes, além de boa alimentação.

 

Rinite

Famosa para quem tem propensão à alergia, a rinite adora o tempo frio. A inflamação na mucosa do nariz causa hipersensibilidade na região, causando desconforto respiratório, espirros, coriza e dor de cabeça pelo contato com ácaros, bolores e poeiras.

 

Amigdalite

A amigdalite já é uma doença que ataca diretamente a garganta e que, com o contato com um vírus ou bactérias, acaba inflamando. A dificuldade de engolir, inchaço e muitas dores no local, aliadas a febre, são alguns dos sintomas.



Bronquite

A bronquite é uma inflamação nos brônquios e pode ser aguda, causada por vírus e a mais comum; ou crônica, causada por fumo, má formação e acesso constante à poluição. Causa muita tosse e dor no peito.

 

Asma

Já a asma é uma inflamação nas vias aéreas pelo estreitamento dos brônquios. Fatores genéticos se unem ao ambiental para trazerem tosse e extrema falta de ar.  



Como se proteger das doenças de inverno

O sistema imunológico precisa estar sempre saudável para conseguir suprir as necessidades de defesa do corpo. Como no inverno ele acaba sendo mais exigido, a alimentação precisa receber um foco ainda maior de equilíbrio e na qualidade necessária para ter todas as vitaminas que o corpo precisa.

 Doenças como a gripe, catapora, meningite, rubéola, hepatite, entre outras, possuem vacinas de prevenção, que podem atenuar ou mesmo impedir o surgimento de doenças. A maior parte está disponível nos postos de saúde do país, de graça.

 A atividade física também é muito necessária para prevenir doenças. Ela pode melhorar a resposta do sistema imunológico e ajudar também na respiração. Da mesma forma que o sono tem papel importante na prevenção, já que sua privação diminui a potência do sistema imunológico.

 Além disso, é fundamental ingerir 2 litros de água por dia e evitar ficar muito tempo em locais fechados, principalmente com muitas pessoas. Vale lembrar que não basta o consumo regular de água; é preciso estar atento à qualidade da água que se ingere: quanto mais pura, melhor.

E para quem sofre muito com as baixas temperaturas e tende a fechar todas as portas e janelas para deixar o ambiente mais quentinho, a dica é considerar a compra de um equipamento para aquecer os ambientes.

Também é importante lavar as roupas de inverno antes de vesti-las para retirar mofo, ácaro e bactérias que se juntam pelo tempo de guardadas.

 Sabe-se também que a secagem de roupas é bastante difícil em dias de frio e, dessa maneira, uma secadora de roupas pode ser útil. E você sabia que a dica de secar roupas pode se aliar a dica de manter o ambiente quentinho com o auxílio de um aquecedor de ambientes? E o melhor: tudo em um produto só. A linha de secadoras de roupa suspensa da Latina se transforma em um aparelho de aquecer ambientes! Saiba mais sobre a linha completa aqui!

 

 

 

 

Voltar
}