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Dormir bem no calor? É possível!

Tá difícil dormir com todo o calor, e nem produtos para se refrescar estão ajudando? Dificuldade para pegar no sono, mexer-se muito na cama e acordar várias vezes são algumas situações enfrentadas nos períodos de altas temperaturas.Tudo isso acaba sempre em muita indisposição no dia seguinte. Uma noite maldormida pode provocar ainda dor de cabeça e falta de concentração. Em longo prazo, a privação do sono pode levar adepressão e obesidade.

O ideal é que se tenha, em média, de sete a oito horas de sono por noite. Tanto a falta quanto o excesso podem ser prejudiciais a saúde. Acredita-se que um sono ruim tenha papel central na predisposição a ganho de peso e até possa prejudicar o emagrecimento. Infelizmente, o número de jovens adultos cuja duração do sono é inferior a sete horas por noite é muito alto (quase 40%).

Quem deseja uma boa noite de sono deve manter o quarto arejado, o corpo fresco e a cabeça tranquila na hora de ir para a cama. Com o calor, a agitação costuma ser ainda maior. Deixe o estresse de lado e procure se desligar dos problemas na hora de ir dormir.

Confira as dicas:

1. Hidrate-se ao longo do dia e não apenas na hora de deitar, para não ficar com vontade de ir ao banheiro durante a madrugada.

2.  Siga uma dieta balanceada e leve. Evite refeições muito calóricas à noite.

3. Bebidas estimulantes como o chá verde e o café devem ser evitadas no período noturno. A cafeína tem duração de quatro horas no organismo, portanto o ideal é que o último gole seja por volta das 16 horas para não atrapalhar a qualidade do sono 

4. Evite exercícios muito vigorosos próximos à hora de deitar. 

5. Evite atividades que exijam muita concentração ou que elevem o nível de ansiedade (como filmes de ação ou suspense) perto do período de dormir

6. Use roupas leves e frescas 

7. Prefira lençóis de algodão e linho aos sintéticos, porque esquentam menos 

8. Banho morno refresca e ajuda a relaxar 

9. Deixe o quarto arejado durante o dia e, se possível, uma brecha na janela também à noite, para o ar circular.

10. Ventilador é uma alternativa refrescante para os dias mais quentes. Só tome cuidado para que não seja barulhento ? prejudicando o sono ? e para não fique virado direto para o corpo, pois o vento pode causar frio, fazendo com que você desperte no meio da noite 

11. Se preferir o ar-condicionado, lembre-se que ele deve estar com o filtro limpo e funcionar a uma temperatura agradável, em torno de 24 graus. Mas como resseca o ar, uma dica é colocar uma bacia de água no quarto, para umidificar o ambiente. 

12. O travesseiro também contribui para a qualidade do sono. É preciso que seja arejado e feito de material que evite a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, capazes de desencadear crises alérgicas típicas do verão

 

Agora que você já sabe, bons sonhos! 

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