Blog Puro Bem-Estar

/Saúde

Por que consumir água mineral?

Por que consumir água mineral

Desde criança somos conscientizados sobre a importância do consumo de água para nossa saúde. Aprendemos nas escolas, por exemplo, que cerca de 70% do corpo humano é composto por água, que atua na regulação da temperatura corporal, na digestão e transporte de nutrientes, na operação da atividade cerebral, no desempenho do sistema nervoso... enfim, no funcionamento de todos os sistemas do nosso corpo.

Nos conscientizamos também que, por ser um elemento tão importante e que exerce tantas funções, deve ser constantemente reposto, afinal, somente com a respiração, urina, evacuação e salivação perdemos cerca de 1,8 litros de água por dia!

Então, para manter o corpo saudável precisamos consumir água.

 

Quanto de água precisamos beber?

Ao contrário do que acreditamos, não há uma quantidade fixa de água que devemos ingerir diariamente, pois a prática de atividade física e o clima, por exemplo, são fatores que podem fazer com que precisemos de mais do que os 2 litros diários que cremos ser o suficiente.

 

Quando devemos beber água?

Outra crença que precisamos desconstruir é a de que devemos beber água quando estamos com sede. Na verdade, devemos nos hidratar com regularidade, pois a sede é um sinal de que o nível de água corporal já está baixo, o que pode gerar dor de cabeça, dor nas costas e dificuldade de concentração, além de, em casos mais graves, desidratação e falência dos órgãos.

 

Qual água devemos beber?

Além de cuidar da quantidade, devemos sempre zelar pela qualidade da água que ingerimos, já que, se contaminada, ao invés de melhorar, pode atrapalhar o funcionamento de nosso organismo.

Uma boa alternativa para potencializar a contribuição da água na manutenção de uma boa saúde é o consumo de água mineral, aquela proveniente de fontes naturais ou artificialmente captadas que possui composição química e propriedades físico-químicas diferentes das águas que tomamos normalmente, o que faz com que ela tenha ação medicamentosa e reponha sais minerais importantes para nosso corpo.

 

Por que tomar água mineral?

Com a ingestão de água mineral, podemos, além de nos hidratar, ter uma fonte de suplemento nutricional com as mais variadas funções terapêuticas, que são determinadas a partir da composição química, da origem da fonte e da temperatura.

Além disso, constantemente perdemos sais minerais importantes para nosso corpo. Isso é especialmente notado na prática de exercícios físicos, em que muitos atletas recorrem a isotônicos para não só hidratar o corpo, mas também repor os sais minerais perdidos. O que poucos sabem é que a água mineral exerce essa mesma função no organismo, sendo importante para repor os sais minerais perdidos pelo corpo em exercícios físicos bem como em outras atividades e situações do dia a dia.

 

Qual a melhor água mineral?

Cada tipo de água mineral cumpre com uma função no corpo humano, segundo suas especificações.

Devemos sempre buscar informações sobre a água mineral que adquirimos, para ter consciência dos elementos que a compõem e dos efeitos que eles exercem e, assim, escolher aquela que melhor se adequa às nossas necessidades.

Nos casos de água mineral envasada, as informações como a composição química, origem e temperatura estão presentes no rótulo. Veja abaixo algumas funções exercidas por diferentes tipos de água mineral.

 

 

O Brasil, segundo a ABINAM (Associação Brasileira de Indústrias de Águas Minerais), é o 8º maior mercado produtor de água mineral envasada. Isso indica que muitos brasileiros estão optando por um estilo de vida mais saudável e, por isso, consumindo água mineral.

Consumir água mineralizada todos os dias pode ser um hábito que você pode adquirir em sua casa sem precisar comprá-la nos supermercados, por meio dos purificadores de água Latina com adição de sais minerais. Além de sair muito mais barato, ainda é ecologicamente sustentável pois elimina o uso de garrafas plásticas.

Os modelos PN555 e PA755 da Latina adicionam cálcio, potássio e magnésio, que somados ao flúor comum nas águas tratadas no Brasil, proporcionarão o consumo de uma água com 4 sais minerais no conforto de sua casa.

 

 Veja também:

 

Voltar
}