Blog Puro Bem-Estar

/Saúde

Cuidados com a Saúde no Outono

 

Rigor chá.png

 

O outono começa na próxima sexta feira, dia 20. É a hora em que começamos a lentamente nos despedir do calor que tivemos este verão e abraçar o clima mais ameno que está chegando. É quando as chuvas diminuem, o tempo fica seco, nós ficamos mais dentro de casa e alguns cuidados se tornam necessários.

 

Para manter a saúde

  • Aqui no Brasil esfria, mas também faz calor. Então é sempre bom carregar consigo uma blusa, ou um lenço, para aqueles momentos em que passa aquela brisa gelada.

  • Por causa do tempo seco respirar se torna mais difícil. Colocar uma bacia com água no quarto na hora de dormir ajuda a ter um sono mais tranquilo.

  • Apesar da vontade que dá, é bom evitar banhos muito quentes. A água deve estar morna, para evitar que a nossa pele resseque e o cabelo fique muito oleoso (mas sempre dá pra trapacear um pouquinho: tome um banho bem quentinho e no último enxágue esfrie um pouquinho a água. E abuse dos hidratantes!).

  • Especialmente agora e no inverno é bom tomar bastante água. Mas não precisa ser só água. Vale tomar chá, sopa, caldos de todos os tipos? o importante é se manter hidratado!

  • Falando em hidratação, é legal investir em hidratações para o cabelo também. Por causa do vento e da água quente do banho, ele acaba ressecando bastante e ficando opaco e sem vida.



E a alimentação, como fica?

Além dos chás e sopas que são ótimos e muito bem vindos nessa época do ano, o outono é uma época muito rica em frutas e vegetais. Alimentos de época, além de saírem mais baratos, são mais ricos em nutrientes e possuem menos agrotóxicos.

  • Com o clima seco é bom consumir bastante frutas frescas, como caqui, goiaba, coco, maçã, abacate, uva, pêra, enfim, a que mais for do seu agrado.

  • E a vitamina C ajuda na absorção de ferro. Então a laranja e o limão, em especial, são grandes aliados!

  • Para os caldos, legumes cozidos no vapor são ótimos e auxiliam o organismo a funcionar direitinho.

  • Para os chás, além dos sabores tradicionais como mate, erva-doce e hortelã, também é possível ferver frutas como maçã, maracujá, laranja, abacaxi, ou adicionar especiarias como a canela ou o cravo. Aproveite para ferver todos juntos! O chá ficará bem cheiroso, quentinho e fará muito bem ao seu corpo!


Com essas dicas é possível curtir bastante o outono sem nenhum problema, e ainda tomando bastante coisas gostosas!

Titina Cachecol.png

Voltar
}