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7 dicas para evitar o jet lag

Nas férias de final de ano é comum as pessoas decidirem viajar para fora do país. Londres, Tóquio, Roma, Miami entre outras cidades. E é quase impossível passar incólume pelo temido jet lag.
Normalmente leva um dia para se ajusdar a cada fuso. Por exemplo, em Madri você levaria três dias para ajustar seu relógio biológico.
Mas algumas medidas podem ser tomadas para evitar os desconfortos do jet lag.

Prepare-se antecipadamente: Se for para algum compromisso, chegue um ou dois dias antes da data marcada para poder se ajustar. Mas se for para lazer, viaje descansado, assim sua readaptação será mais fácil.

Nem sempre é preciso se ajustar: Se a viagem for curta, como um fim de semana ou três dias em um fuso de apenas duas horas de diferença, não fique preocupado com a adaptação. Cumpra sua rotina normalmente e se preocupe em se ajustar caso a diferença de horas seja três ou mais.

Não esqueça da água: Estar sempre hidratado ajuda a amenizar os efeitos do jet lag, então beba bastante água durante e depois da viagem. A água também irá te ajudar no desconforto causado pelo ar seco do avião. Mas evite bebidas alcoólicas e café.

Sem cochilos: Se voar na madrugada, aproveite para dormir no voo. Evite dormir ao chegar no hotel, comece as atividades e procure durmir no horário local.

Luz: Se for para o oeste, o fuso é atrasado. Então no fim do dia você deve se expor à luz para que sue organismo entenda que ainda é dia. Se for para leste, o fuso é adiantado. Então acorde cedo e se exponha à luz do sol.

Melatonina: A melatonina pode ajudar a controlar a qualidade do sono se for tomada em doses e horários corretos. Mas não esqueça de conversar com seu médico antes da viagem.

Fonte: Tribuna da Bahia

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