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O que as cores dos alimentos dizem.

Sabia que a cor do que comemos reflete em nosso corpo?

Vermelho

Alimentos indicados: tomate, melancia, goiaba, caqui, pimentão vermelho, entre outros.

Os alimentos vermelhos são ricos em licopeno, um pigmento natural responsável pela cor avermelhada. O pigmento garante a proteção antioxidante, ajuda na prevenção do câncer de bexiga, mama e auxilia no combate ao colesterol. ?O licopeno tem melhor disponibilidade para absorção quando está junto com alguma gordura como o azeite?, indica a nutricionista.

Roxo

Alimentos indicados: berinjela, cebola roxa, repolho roxo, pimentão vermelho e rabanete.

Os alimentos arroxeados são fontes de antocianinas, substâncias que impedem a oxidação do LDL colesterol (colesterol ruim) nas artérias, protegendo o organismo de infarto ouacidente vascular cerebral (AVC).  As antocianinas têm ação anti-inflamatória e protegem as conexões cerebrais e a memória.  

Amarelo

Alimentos indicados: laranja, mamão, manga, pêssego, damasco, milho, abacaxi, carambola, entre outros.

"Alimentos amarelos contêm betacaroteno, antioxidante que combate os radicais livres que, em excesso, podem levar ao câncer e ao envelhecimento precoce?, afirma especialistas. ?O abacaxi auxilia na digestão, pois contém uma enzima chamada bromelina que protege osvasos sanguíneos?. Além disso, os alimentos amarelos têm substâncias que ajudam no processo de cicatrização.

Branco

Alimentos indicados: couve?flor, cebola, nabo, alho poró, nirá, palmito, aipo e repolho, broto de bambu, brotos de feijão.

Os alimentos brancos são fontes de cálcio e potássio. Possuem propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas. Os brotos são fontes ricas em enzimas naturais que ajudam na digestão, além de serem ricos em diversos nutrientes como magnésio, zinco, cobre, cálcio, ferro, vitamina C e fibras alimentares. 

Verde-escuro

Alimentos indicados: abobrinha verde, acelga, almeirão, agrião, bertalha, brócolis, brotos de alfafa, Chicória, couve manteiga, couve de bruxelas, coentro, espinafre, escarola, jiló, mostarda, pepino, rúcula, entre outros.

Os alimentos verdes-escuros ajudam em mais 200 reações no organismo. Além disso, os alimentos brancos sãoricos em isotilcianatos, substância que auxilia na prevenção do câncer e ajuda o fígado aeliminar toxinas.

Marrom

Alimentos indicados: aveia, nozes, castanhas e cereais integrais.

São alimentos ricos em fibras alimentares e vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento intestinal, na redução dos níveis de colesterol e triglicerídes e a manter estável a glicose sanguínea.

Fonte: corpoacorpo

 

Fique atento e tenha uma vida mais colorida e saudável!

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