Blog Puro Bem-Estar

/Nutrição

Farinha de amêndoas: aprenda a fazer

Para os entusiastas da gastronomia, há um ingrediente que figura em diversas receitas refinadas (como a dos macarons): a farinha de amêndoas.

Mas este não é um produto tão fácil de encontrar - ainda mais à medida que você se afasta dos grandes centros.

Mas por ser tão natural (e considerada por muitos até bem mais saudável do que as convencionais), a farinha de amêndoas é fácil de fazer em casa. Confira!

 

Ingredientes:

Amêndoas (a quantidade, você decide)

 

Como fazer:

1º Passo: Coloque água numa panela, numa quantidade suficiente para cobrir depois a quantidade de amêndoas que vai usar. Deixe ferver. Assim que pegar fervura, desligue o fogo e coloque as amêndoas dentro da panela. Deixe por 10 minutos. Em seguida, escorra. Coloque as amêndoas numa panela e complete com água, apenas até cobri-las. Deixe ferver.

2º Passo: Transfira as amêndoas sobre um pano de prato limpo e esfregue o pano sobre as amêndoas até a pele se soltar. Este processo não retira todas as cascas, então retire as que restarem manualmente.

3º Passo: Pré-aqueça o forno por 5 minutos, em fogo médio. Coloque as amêndoas "despeladas" numa assadeira e é espalhar as amêndoas ?peladas? em uma assadeira e levar ao forno. Deixe até secarem, não é para torrar.

4º Passo: Retire as amêndoas do forno já secas e bata-as num multiprocessador (pode ser liquidificador também), mas vá acrescentando aos poucos até ir formando uma farinha mais ou menos fina. Cuidado com o ponto. Como a amêndoa é oleaginosa, se bater demais, pode virar uma pasta!

5º Passo: Guarde em um pote bem fechado na geladeira. Pode ser usada em até 3 meses.

Uma dica: você pode preparar a farinha com pele, mas ela ficará escura e sua preparação também.

Voltar
}